Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

IBGE divulga resultado preliminar do Censo 2010 – Salvaterra tem um crescimento de quase 5000 habitantes.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgou, no último dia 03 de novembro, o resultado, ainda não considerado definitivo, do Censo 2010. A totalização ainda não foi concluída devido alguns recenseadores ainda estarem tentando visitar os moradores de domicílios que se encontravam fechados por ocasião do período da contagem populacional.
O último Censo realizado pelo IBGE havia ocorrido no ano 2000 (esse evento ocorre a cada 10 anos). Vale lembrar que os dados populacionais divulgados pelo instituto durante a década eram baseados em estimativas. Dados oficiais só a cada 10 anos.
Na comparações com o último Censo (2000) tivemos um aumento significativo da população brasileira, quase 17 milhões de habitantes a mais. A região Norte registrou um aumento de 2,5 milhões de habitantes dos quais, só o Pará, teve um acréscimo de 1,3 milhão de habitantes, se tornando o estado de maior aumento populacional da região.
Em relação ao nosso município, o aumento foi considerável para os padrões marajoaras. No ano 2000, Salvaterra tinha 15.118 habitantes e, na contagem deste ano, chegamos aos 20.027 habitantes. São 4.909 novos salvaterrenses em 10 anos. Só para comparar, Soure teve um aumento de pouco mais de 2.000 habitantes.
Para maiores informações acesse: http://www.ibge.com.br

2 comentários:

  1. O Senso do IBGE,é muito bom nos números! E quem pode nos mostrar a realidade de muitos brasileiros que estão por aí nas mais diversas situações, inclusive de miséria? O governo deveria atentar para a realidade da nação de forma mais intensa não só para identificar o quanto ela aumentou mas também há quantas anda. Identificando certas particularidades como: as dos ribeirinhos, indigenas, pequenos agricultores, enfim. Estes têm necessidades desconhecidas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Anônimo. Acho que uma análise socioeconômica seria bem interessante. Embora no questionário aplicado pelos recenseadores conste uma ou outra questão dessa natureza ainda não é suficiente. Como você citou, quem tem "necessidades desconhecidas" poderia trazer à luz esses problemas a partir de um censo mais bem elaborado. Agora enquanto geógrafo, considero o Censo uma grande ferramenta para o estudo da ciência geográfica. Continue participando.

    ResponderExcluir