segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caracterização de três fases do capitalismo e debate virtual (1º ano)

O capitalismo apresenta, ao longo de sua história, quatro fases importantes. Durante essas fases, o sistema, dependeu de uma determinada situação econômica e, simultaneamente a essa dependência, surgiram característica que permanecem até hoje (o comércio mundial e a DIT, por exemplo, surgidos durante o capitalismo comercial).
Finalizamos o estudo das características gerais do sistema e de sua primeira fase. Como introdução às próximas fases, realizaremos a seguinte atividade:


1 – Pesquisar na internet sobre Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Informacional.
2 – Caracterizar essas três fases em seu caderno, para posterior análise do professor, utilizando o conhecimento obtido e não a cópia do material pesquisado.
3 – Participar, através de comentários no blog GEOSAL, de um debate virtual (até dia 28.05). Você deve colocar suas impressões sobre cada fase, concordar ou discordar de sues colegas (sempre num nível educacional)! E o que mais achar interessante. Emita sua opinião de maneira crítica, aponte os pontos que você considerar positivos e negativos dentro de cada fase, etc.
Mãos à obra! Bom trabalho!

144 comentários:

  1. Comentário Dos Alunos:
    Kennet Andersen


    Turma: M1R02 turno: Manhã serie: 1°


    Capitalismo Industrial

    * Se Deve em Grande Parte Do Desenvolvimento Tecnológico.

    * As Empresas Evoluiram De Mano-faturadas Para Mecanizadas.

    * Esta Faze Durou 90 Anos

    * As Classes Sociais Dividem-se em:Trabalhadores Assalariados, Proprietários De Terra, e A Burguesia Industrial.

    ResponderExcluir
  2. Pow cara ta sendo muito interessante pela forma de como tudo foi revolucionando podemos dizer...
    q é uma teoria q observa a sociedade da virada do século XX pro XXI.
    E assinala uma nova realidade de práticas sociais geradas pelas mudanças decorrentes da “revolução tecnológica concentrada nas tecnologias de informação” MARCOS LUIZ 1RO3
    AE GALERA ME SEGUE AE @marcos15963 no twitter

    ResponderExcluir
  3. claudilene macedo de oliveira17 de maio de 2011 06:47

    na minha opinião o capitalismo industrial *não mudou muito a cituação de trabalho.*também tornou mais intensa a competição entre paises industriais.*o principal objetivo era o lucro não mais o comercio.

    ResponderExcluir
  4. Claudilene, claro que mudou os rumos do trabalho, pois o Capitalismo foi uma revolução e apesar dos pontos negativos (que muitas pessoas limitam-se apenas neles) trouxe muitos benefícios ao trabalho e para a evolução tecnológica. E creio que ninguém trabalhe sem ter a intenção de obter lucro, pois assim nenhum comercio existiria.
    Thaís Almeida - 1ºMR01

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante essas fases do capitalismo porque foi uma revolução que trouxe muitas melhorias para o trabalho e para o avanço tecnológico.
    Jovana Gomes - 1ºMR01

    ResponderExcluir
  6. O capitalismo tendo em grande parte o desenvolvimento tecnológico, muitas empresas evoluindo, as classes dividindo-se em proprietários de terras arrendada, burguesia industrial e trabalhadores assalariados, mudou muito até os dias de hoje e trouxe muitos benefícios ao trabalho.
    Paulo weslem e Anthoni Alcântara.

    ResponderExcluir
  7. O capitalismo tendo em grande parte o desenvolvimento tecnológico, muitas empresas evoluindo, as classes dividindo-se em proprietários de terras arrendada, burguesia industrial e trabalhadores assalariados, mudou muito até os dias de hoje e trouxe muitos benefícios ao trabalho.
    Paulo Weslem e Anthony Alcântara

    ResponderExcluir
  8. O capitalismo hoje é muito importante para o mundo, pois se não fosse ele não íamos ter todos esse avanços que temos hoje, como o avanço tecnológico, científico, espacial, etc.
    Ele nos trouxe vários benefícios como o da comunicação entre pessoas de diversos lugares. Em sua forma mais desenvolvida, o capitalismo, que é baseado no princípio de que decisões econômicas devem ser tomadas por indivíduos privados, restringe o papel do Estado na política econômica ao mínimo. Desta forma, defende o livre comércio.
    E se não fosse por ele muitos países hoje não seriam tão desenvolvidos e alguns nem teriam capacidade de se desenvolver.
    Denilson Barreto 1ªMR01

    ResponderExcluir
  9. cara o melhor professor do salomão matos e o jardes.

    ResponderExcluir
  10. Hanna isabelle
    turma: 1 MR02

    O surgimento do capitalismo foi muito importante na sociedade, porque a revolução industrial facilitou o modo de trabalho mano-fatureiro para mecanizado, por um lado ele foi bom por que o trabalho das maquinas é mas rapido e pratico do que o mano-fatureiro e por outro lado foi ruim por que deixou muitas pessoas desempregadas.
    A revolução informacional foi bom por que revolucionol a comunicação de longa distância e bons beneficios.

    ResponderExcluir
  11. pô o capitalismo e muito importante para toda a sociedade,ele nos trouxe vários beneficios como o da comunicação entre pessoas de varios lugares.
    o capitalismo na sua forma mas complexa tem varios pontos bons e ruins!!
    como por exemplo:um carro q era feito por varias pessoas hj e feito por uma ou duas pessoas com ajuda de computadores.
    o lado ruin e que desempregou muitas pessoas a maioria por falta de qualificação!!

    Leonardo Guerreiro 1º MR01

    ResponderExcluir
  12. anthony alcantara, paulo weslem turma:1MR016 de junho de 2011 03:51

    mudou muito os tipos de trabalho, o capitalismo foi uma revolução, trouxe muitas melhorias para o trabalho e para evolução tecnológica
    alunos:anthony alcãntara e paulo weslem

    ResponderExcluir
  13. anthony alcantara, paulo weslem turma:1MR016 de junho de 2011 04:09

    Claudilene, mudou muito os tipos de trabalho, o capitalismo foi uma revolução, trouxe muitas melhorias para o trabalho e para evolução tecnológica.
    Paulo Weslem, Anthoni Alcantara

    ResponderExcluir
  14. bom,assim como o capitalismo industrial e financeiro foi importante para o mundo e para a sociedade também com o surgimento do capitalismo informacional o mundo hoje ta muito mais elevado e avançado do que nos anos atrás.ele foi de muita importância para todo nós.assim como ele trouxe benefícios ele também trouxe malefícios para dentro da nossa sociedade ,mais o bom de tudo foi que com a tecnologia que hoje nós temos podemos viaja sem se deslocar de nossas casas.Marilene Garcia da silva turma 1MR01 manhâ.

    ResponderExcluir
  15. A fase do Capitalismo Industrial foi muito importante para a humanidade e por isso ela começou com a revolução industrial que ocorreu na Inglaterra no séc.XVII e se espalhou por outro países.Os produtos industrializados tornou fonte de lucro para as empresas e países.
    O Capitalismo Financeiro teve inicio no séc.XIX para o séc.XX com o surgimento de varias empresas,industrias,bancos e corretores de valores,dando assim uma das marcas do capitalismo financeiro,se não fosse o capitalismo financeiro não existiria os bancos que podemos depositar os nossos lucros financeiro.
    O Capitalismo informacional é a fase que estamos vivenciando agora,que vem desde a década de 70.As novas tecnologias tornaram-se possível o crescimento de produção,o fluxo de capitais,pessoas e informações,isto é,a globalização.O desenvolvimento dessas tecnologias contribuiu para a formação de meios de inovação para as futuras gerações do mundo de hoje.
    Mayara da Silva e Samila Amador
    turma:1ªMR01

    ResponderExcluir
  16. luíz carlos e joão batista6 de junho de 2011 04:26

    Grande parte do desenvolvimento tecnológico, as empresas evoluíram de manufatura para mecaniza o capitalismo industrial começou com a revolução industrial, 1°revolução ocorreu na Inglaterra no século XVIII.
    O capitalismo industrial como novo modo de vida fez com que o trabalho assalariado se tornasse,generalizado que intensificou o trabalho assalariado do homem.
    alunos: Luíz carlos e João Batista
    turma: 1MR01 manhã

    ResponderExcluir
  17. O capitalismo financeiro corresponde a uma etapa do básico Sócio-econômico que se desenvolveu no final do século XIX e prolongou-se até o período de 1929 . O capitalismo industrial foi marcado por transformações na economia ,na sociedade ,na politica,e na cultura uma de suas característica mais importante foi a transformar a natureza uma quantidade bem maior de produtos ao consumidores. IZABELLA CRISTINA e Inara Modesto turma :1° MR01

    ResponderExcluir
  18. No capitalismo ocorreu a revolução tecnológica que beneficiou muito a industrialização de produtos, pois tudo começou com a máquina à vapor que utilizava-se carvão mineral. Mas foi evoluindo aos poucos, facilitando a comercialização de produtos.
    Sarah de Barros Braga 1ºMR01

    ResponderExcluir
  19. Antônia Maiara Rodrigues Santiago
    Turma:1MR02 TURNO:MANHÃ
    As fases do capitalismo foram todas importantes,trouxe melhorias e avanço tecnológico,sendo que muitas pessoas obtiveram uma grande melhoria de vida, apesar que no começo a exploração do trabalho foi muito forte,e os operários não tinham nem um direito.
    vários países se destacaram e se evoluíram em todos os sentidos,fazendo com que cada vez mais o interesse de evoluir fosse maior.

    ResponderExcluir
  20. Nome:Mikaella Almeida,Maiana Ferreira,Jaiana Ferreira turma:1MR02
    O capitalismo industrial foi muito importante para as industrias, pois com esse capitalismo revolucionou não só dentro das industrias mas como mundialmente.

    ResponderExcluir
  21. Nome:Maiana ferreira,Mikaella Almeida turma:1MR2
    O modo como tudo ocorreu dentre o seculo passado,resultou em grandes revoluções que estão presentes ate os dias anteriores .Um exemplo são as grandes industrias que temos hoje(capitalismo industrial).
    E com o capitalismo industrial ocorreram várias etapas dentro do modo de produção.E essa evolução foi conhecida como Fordismo e Taylorismo.
    E nós achamos que foi muito importante mesmo não só para as industrias como os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  22. na minha opinião o capitalismo industrial mudou variados tipos de trabalhos,essa evolução tecnológica trouxe alguns beneficios e tambem algumas tragedias em algumas fabricas, mas ainda assim precisamos ter um capitalismo industrial bem desenvolvido.

    aluna:claudilene macedo turma:1mr02 manhã

    ResponderExcluir
  23. Bom o capitalismo transformou o trabalho humano em mercadoria,a desigualdade social só tem piorado.,mais essa e minha opinião,pois ele tem seu lado bom como o grande desenvolvimento das industrias (manufatureira) ele é considerado o melhor sistema econômico do mundo.
    LILIAN SUZI
    TURMA:1MRO2

    ResponderExcluir
  24. Wykli da Costa Nunes Turma 1MR03 Manhã

    Pra mim o capitalismo industrial, foi um marco histórico muito importante na vida de todos os países que aderiram esse capitalismo, mas é claro que todas as coisas tem seu lado bom e seu lado ruim, um desses fatores bons, foi o aceleramento na produção o que fez vários países se industrializassem muito rapidamente. E um de seus pontos negativos foi a desvalorização de mão-de-obra humana, e a valorização da máquina, o que desencadeou absurdamente uma enorme onda de desemprego.

    ResponderExcluir
  25. o capitalismo financeiro foi aquele que aconteceu entre o final do século XIX até acrise de 1929, é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava nesse periodo de plena expanssão da revolução industrial.Epoca em que os estados e paises fizeram investi mentos em maquinas.

    o surgimento do capitalismo industrial em grande parte do desenvolvimento tecnológico.As impresas evoluiram de manofatureiras para mecânizadas.

    o capitalismo informacional ou capitalismo cognitivo que elege a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturam o modo capitalista apartir de 1980.O capitalismo informacional ajudou atodos os outros ligados ao capitalismo, exemplos disso são as industrias e impresas computadorizadas.

    suetônio de A.S Netto turma 1MR02

    ResponderExcluir
  26. o capitalismo industrial é uma fase do capitalismo que ocorre de 1780 a 1870, na qual as classes sociais dividem-se em :trabalhadores assalariados e impresarios.

    yago de souza e suetônio turma 1MR02

    ResponderExcluir
  27. o capitalismo industrial apesar de seus pontos negativos.vamos concordar que trouxe muitas melhorias no mercado de trabalho.

    aluna:lucidalva soares turma;1mr02 manhã

    ResponderExcluir
  28. ola o meu nome e Rômulo de Carvalho Alves eu não tenho nada contra os meu colegas sou a favor o assunto nos deu um conhecimento estremo e a liberdade de expor todo nosso aprendizado durante o periodo de aula nesse semestre aluno da r03 rsrsrs obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  29. Jhonata portal,chriistian modesto,paulo vitor 1R02

    Bom ,nós concluimos que éssas três fases do capitalismo foram muito importantes no processo de industrialização no Brasil pois foi uma época que surgiram nóvas técnologias e muitas mudanças na sociedade,pois até hoje a cada dia que se passa nos surpreendemos ainda mais .

    Esse foi nosso comentario e esperamos que voçês tenham gostado

    ResponderExcluir
  30. Iranildo Silva 1MR02 Manhã

    O capitalismo industrial foi muito importante, mas trouxe muito desemprego e muitas mudanças na época, que até hoje são sentidas por todos nós.

    ResponderExcluir
  31. aluno:Alan modesto turma:1r03 turno: manhã

    O capitalismo industrial se iniciou no seculo XVIII e foi ate o XX.
    E as metrópoles eram industrializadas.
    e também o regime assalariado era a melhor forma de trabalho no capitalismo industrial na minha opinião.

    ResponderExcluir
  32. o capitalismo foi um fator importante na sociedade brasileira,pois através dele nosso país evoluiu,tanto na industrialização,como na informação e financeiramente.
    As industrias passaram a não utilizar máquinas a vapor,houve crescimento na economia,a informação,hoje é obtida em vários lugares,até que possuem difícil acesso.
    alunas:MAURA COELHO,HELGYANDRYA AMORIM,LAIZE VASCONCELOS,1MR02.

    ResponderExcluir
  33. O capitalismo só produzia o lucro,mercadoria, venda,ou outras coisas? aluno:Patrick 1°MR03

    ResponderExcluir
  34. o capitalismo industrial aconteceu por volta do sec.XVIII, suas fontes de energia eram a vapor que era utilizado carvão mineral, e idraúlicos que precisavam ser instalados próximo de rios.Seu setor industrial foi mais precisamente nos paises da europa, em destaque como lider seria a inglaterra.

    suetônio netto e e yago de souza turma 1MR02

    ResponderExcluir
  35. Claudilene você disse que as fábricas sofreram tragédias, mas como? Se elas foram beneficiadas mais com isso explique-se.

    Wykli Nunes

    ResponderExcluir
  36. thais.é claro que um comercio quer obter lucro mas a concepção de cada um é obter o que voce nem imagina que é a fama de um comercio bem visualisado;é claro que eu concordo com voce em algumas partes.

    claudilene macedo 1mr02

    ResponderExcluir
  37. WIKLI:CONCORDO COM VOCE SOBRE A DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO,POIS ALEM DE OBTEREM LUCRO AUMENTARAM AINDA MAS O TRABALHO HUMANO.

    LUCIDALVA SOARES TURMA:1MR02 MANHÃ

    ResponderExcluir
  38. O capitalismo industrial foi um marco na história do mundo,pois revolucionou as tecnologias existentes naquela época, e fez com que novas ideias ,como o FORDISMO e o TAYLORISMO,se solidificassem e mudassem o processo de industrialização,trazendo consigo uma nova forma de oportunidade para a sua população,como mais empregos e produtos industriais que viriam a servir para sua locomoção e comunicação. Maria de Lourdes 1MR03 manhâ

    ResponderExcluir
  39. jovana.com certeza,trouxe melhorias sim,mas também teve seus pontos negativos

    lucidalva soares turma:1MRO2

    ResponderExcluir
  40. O capitalismo Industrial como todos os outros tem seu lado negativo e o positivo.O Ponto Positivo:È Que os países evoluirão com a evolução das máquinas e com a tecnologia. o Ponto negativo, foi que com a evolução da tecnologia, houve muito desemprego na parte da mão-de-obra e os trabalhadores perderam seus valores no comércio.

    Capitalismo financeiro esta ligado ao forte crescimento da econômia, e a revolução dos transportes.
    Possibilitou as grandes descobertas de petróleo.

    Capitalismo Informacional elege a tecnologia da informação, é bem abrangente na parte da tecnologia coincide a uma nova era a sociedade da informação.

    Joice Almeida & Milena Roberta 1MR03

    ResponderExcluir
  41. ANTHONY E PAULO EU SEI QUE O CAPITALISMO VEIO PARA MELHORA A VIDA DE CADA UM DE NOS,. MAIS OPINIÃO NÃO SE DISCUTE A NÃO SE QUE VOCE QUE QUEIRA,MAS O SEU COMENTARIO E´ BEM DISCURSIVO A ALUNA;CLAUDILENE MACEDO TURMA;1MR02 MANHÃ

    ResponderExcluir
  42. Murilo Roberto
    1º R03 manhã
    o capitalismo industrial foi muito bom para o desenvou vimento economico e tecnologico de nosso pais.Mais teve uma parte que não foi muito boa muitas pessoas ficaram sem emprego para sustenta suas familia.

    ass:
    murilo
    roberto

    ResponderExcluir
  43. O Capitalismo industrial é fase em que os trabalhadores são assalariados.
    No financeiro foi com o forte crescimento economico.já o informacional é o surgimento da tecnologia de informação a longa distncia. Emilio cardoso 1MR02

    ResponderExcluir
  44. o capitalismo industrial surgui aproximadamente no ano de 1780 ate o 1870 com tudo, deve-se em grande parte do desenvolvimento tecnlogico.
    capitalismo finasceiro corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comercio e grande indutria.o processo de indutrializaçao registrou grande comunicação que mudassem o processo de revolução industrial.suelem pires bandeira 1mr03.

    ResponderExcluir
  45. O capitalismo industrial foi em grande parte comsequência do desenvolvimento tecnológico, por inposição do mercado comsumidor os setores de fiação e tecelagem foram os primeiros a usufruir os beneficios do avanço tecnológico.
    A industria manufatureira evoluiu para a produção mecanizada, possibilitando a constituição de grandes empresas, nas quais se inplantou o processo de divisão do trabalho ea especialização da mão-de-obra.
    ALUNO:Alan modesto TURMA:1R03 TURNO:Manhã

    ResponderExcluir
  46. o capitalismo foi um fato muito importante para a sociedade
    com isso ocorreu as suas trêS fases
    c.industrial, c.finaceirio e c. comercial....Isso teve muito imporancia n so no brasim mas com o mundo em geral.e esta surgindo a 4 fase do capitalismo informacional
    q nos n vivermos sem ele..
    ana paula 1mr03 manha

    ResponderExcluir
  47. a segunda revolução industrial que ocorreu no ano de1870-1945,tinha como fonte de energia as hidrelétrica e o petróleo,e o pais destacado os países europeus nos estados unidos e no japão

    renaldo 1eja tarde

    ResponderExcluir
  48. para mim Capitalismo foi uma relução que ajudou a sociedade com trabalho para ou,
    avaço tecnologico e,com expotação de materias primas;

    aluno;deibson patrick
    turma;1etapa eja; tarde

    ResponderExcluir
  49. c























    contudo que nos estudamos sobre o meio geográfico ficou muito entendido que o estudo da geografia e muito importante para o nosso conhecimento e entender mais sobre o meio comercial dos paises e principalmente do nosso pais brasileiro como vao as economias do brasil e outro.
    alunas:marilene e isabelle
    turma:ejar01 tarde
























    do

    ResponderExcluir
  50. O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO EM UMA DAS COISAS FOI A DEMOCRACIA COMO ELA SURGIU ,E COMO ELA FOI ATE HOJE ELA E ÚTIL PARA A SOCIEDADE PRINCIPALMENTE PARA NOS BRASILEIROS COMO A DEMOCRACIA NOS DA O DIREITO PRINCIPALMENTE EM POR NOSSOS OPINIÕES COMO ESCOLHER OS GOVERNANTE DAS CIDADE,ESTADO OU PAÍSES OU SIMPLESMENTE UM LÍDER DE TURMA

    MARCOS 1EJA TARDE

    ResponderExcluir
  51. na minha opiniõa que mudou os rumos foi uma revolução que trouxe muitas melhorias para o capitalismo a grande parte desenvolvimento tecnologico o surgimento do capitalismo foi muito importante para a sociedades.

    ALUNA:LIDIENE DE SOUSA
    TURMA:EJA,1ETAPA TARDE

    ResponderExcluir
  52. wagner andre dos santos barbosa.
    Escola Estadual de Ensino Medio Salmão Matos.
    diretor;JOSÉ BARBOSA COELHO.
    SÉRIE,EJA TARDE TJO1
    DATA O6 O6 DE 2OO11
    DISCIPLINA;GEOGRAFIA
    Comentário
    Chegando numa conclusão;Eu estudei todos as atividades e achei bem interessante que o sistema Capitalista evoluiu gradativamente e foi se transformando á média que surgiram novas e grandes Dinamismo .
    E também o meio natural é retirado da natureza ou seja os necessários para sobrevivêcia com o meio ambiente .frase "Nâo sou o dono do mundo mas sou o filho do dono do mundo.

    ResponderExcluir
  53. o capitalismo é mais antigo que o socialismo, o surgimento deu-se no seculo XVI e sua consolidação de forma gradual apresenta três grande fases ao longo de sua história, que é o capitalismo industrial, capitalismo financeiro e capitalismo informacional. EX: O lucro, força de trabalho e principalmente a economia do mercado. Sueli B. Silva turma: 1ª etapa eja

    ResponderExcluir
  54. O ASSUNTO MAS IMPORTANTE QUE EU ACHEI FOI O TERRITÓRIO,QUE ELE FALA SOBRE VARIAS COISAS QUE é MUITO IMPORTANTE SE ESSE ASSUNTO NÃO VIESSE A SER DITO EU NÃO SABERIA FALA PARA OUTRAS PESSOA O QUE E TERRITÓRIO ELE TEM EXEMPLOS DE VARIAS COISAS QUE EU GOSTEI COMO IGUAL A CARACTERÍSTICA QUE VEM FALADA PASTANTE COMUM A OUTROS ASSUNTO ELE TEM VARIAS FORMAS DE DETERMINAÇÃO COMO ECONÔMICA,ADMINISTRATIVA,BÉLICA,CULTURAL E JURÍDICA E TANBEM SOBRE SEUS PODERES

    CLEDENILSOM 1EJA TARDE

    ResponderExcluir
  55. QUE me chamou mas atenção foi a maquina a vapor,que foi criada pelos ingleses só dai,vieram novas tecnologias de energia e a expansão industrial e o país que mas se destacou foi o estados unidos.
    DEPOIS desses avanço tecnológico surgiu informática e tecnologia e o MITI [MINISTÉRIO da INDUSTRIA e C COMÉRCIO EXTERIOR] o país que se destacou foi o JAPÃO.

    MÁRCIA REGINA
    TURMA EJA 1º ETAPA.

    ResponderExcluir
  56. BASEADO NO ASSUNTO QUE ESTUDEI DESDE O INICIO DO ANO ATE HOJE EU PODE ENTENDER MUITAS COISAS MAS O ASSUNTO QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI SOBRE A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NESSE ASSUNTO PODE ENTENDER AS TRANSFORMAÇÃO QUE OCORREU NO BRASIL.DEU PRA MIM ENTENDER SOBRE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS E OS SUBDESENVOLVIDOS.

    EDSOM CLEITO 1EJA TARDE

    ResponderExcluir
  57. o que mechamo muito atenção nesse assuntos que nós estudamos foi a parte que estudamos sobre capitalismo comercial principalmente sobre a balança comercial como exemplo deficit e superative são assunto que estão presente no nosso dia dia e as vezes não nos percebemos , deficit é quando nos compramos muito e produzimo pouco , superavit é quando produzimo mais de que compramos o lucro e superavit
    ALDAIR MAURÍCIO EJÁ 1 ETAPA TARDE

    ResponderExcluir
  58. Achei interesante A democracia que dá poder ao povo um pouco mais do que e representantes no final de cada mandato preestabelecido. tais representantes estão atrelado, a partidos , e é a maioria partidária que efetivamente toma todas as decisaes en nosso nome mais não é só isso pois fasemos democracia en nossas escola ao entra entregado a carteira do aluno
    ALUNO:JORGE LUÍS
    TURMA:1º ETAPA EJA TARDE

    ResponderExcluir
  59. A indústria é a grande responsável pelas transformações no mundo atual,a indústria está dentro de quase tudo,hoje a grande revolução indústrial envolve a técnologia avançada,com essa grande revolução técnologica muitas pessoas ficaram desempregadas,pois os grandes países desenvolvidos como Japão,Estados Unidos,Inglaterra e outros,investiram muito na técnologia e espandiran-se em quase todos os países,hoje esses grandes países produzem aparelhos eletrônicos de 1º qualidade, logo esses paiśes estão sempre na frente de tudo.O Brasil já é um país indústrialisado mais ele ainda depende muito dos grandes paiśes indústrialisados. semira da silva conceição.

    turma
    eja1tarde

    ResponderExcluir
  60. O CAPITALISMO ENFRENTOU A MAIOR CRISE DA HISTORIA,A CRISE DE 1929 FOI GRAVE TANTO PELO PROBLEMAS SOCIAL QUE ELA CAUSOU QUANTO PELA DIMENSÃO MUNDIAL QUE ASSUMIU.
    O CAPITALISMO é UM SISTEMA CAPITALISTA QUE AMPLIA A PRODUÇÃO UMA PROPORÇÃO MUITAS DAS VEZES MAIO QUE A CAPACIDADE DO MERCADO DE CONSUMO EXISTENTE NOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS QUE TEM EM BUSCA NOVOS MERCADOS.
    LEIDIENE,ROSE,CINTIA 1EJA TARDE

    ResponderExcluir
  61. O capitalismo é um sistema econônico internacional desde a sua origem;a exportação de produtos industrializados na maior partes das vezes os próprios colonos de origem européia e que estabeleciam essas atividades produtivas nas regioẽs de influência de seus paises. indústria de transformação produção de bens a partir da transformação de matéria _ prima.

    ALUNA:ANA CLÁUDIA
    TURMA:1ºETAPA EJA TARDE

    ResponderExcluir
  62. O capitalismo surgiu no século XVI.As natividades económicas tem como objetivo aumentar o capital{dinheiro}investido na produção,isto é obter lucro.
    capitalismo comercial surgiu quando os europeus investiram em território (grandes navegações ou descobrimento). dite(divisão internacional do trabalho )
    MARINALVA DE JESUS EJÁ 1 ETAPA TARDE

    ResponderExcluir
  63. FOI bom aprender o assunto sobre o capitalismo,que fala também sobre a industria,financeiro e informacional.
    o que chamou mais atenção foi a informática,que fala como mexer nos computadores,achei interessaste queria aprende mais sobre este assunto
    MILES ABELARDO ELAINE ANDRÉA
    1ºEJA TARDE

    ResponderExcluir
  64. Cara Claudilene, convenhamos que todo comercio quer ser conhecido, mas a questão a qual me referia foi quando você comentou: "*o principal objetivo era o lucro não mais o comercio."
    É impossível imaginarmos um comercio sem lucro.
    Todos temos uma visão diferenciada sobre o Capitalismo e é dificílimo concordamos sobre tudo.
    Thaís Almeida - 1ºMR01

    ResponderExcluir
  65. O capitalismo financeiro foi aquele que aconteceu entre o final do século XIX até a crise de 1929 é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial.
    Foi o resultado da revolução de transportes de máquina a vapor que originou profundas alterações na vida econômica e inovações tecnológicas.
    O Capitalismo informacional elege a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista a partir de 1980.
    revolução tecnológica concentrada nas tecnologias de informação.

    ALUNO:luan pampolha da silva farias.
    TURMA:1R03
    TURNO:Manhã

    ResponderExcluir
  66. CONTINUANDO O COMENTARIO DO LUAN PAMPOLHA DA 1R03: Porém, o conceito de capitalismo informacional se complexifica ao sugerir uma reestruturação do capitalismo, cujas mudanças ainda se mantém em curso, e que, entre outros fatores, acentuam um desenvolvimento desigual e global, colocando segmentos e territórios avançados ao lado de bolsões de pobreza e miséria na economia global.

    Por outro lado, as mudanças tecnológicas não se restringem aos limites do desenvolvimento econômico, e seriam responsáveis por modificações sociais tão agudas que redefinem as relações entre gêneros, grupos familiares e a biografia dos indivíduos.

    ALINO:ANDRIEL DE SOUZA MENDONÇA
    TURMA:1R03
    TURNO:MANHÃ

    ResponderExcluir
  67. COMO VIMOS AS ESTRUTURAS DE REDUÇÃO NO BRASIL OCORREU UM CRESCIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PAÍS .
    POIS AS CONDIÇÕES EM RELAÇÕES AO SETOR ENERGÉTICO
    POSSIBILITA AS ATIVIDADES ECONÔMICA .
    MESMO NÃO TENDO SIDO O ÚNICO RESPONSÁVEL,POIS ERA PRECISO CONSIDERAR TAMBÉM OS FATORES EXTERNOS,COMO A CRISE ECONÔMICAS MUNDIAL . A ENERGIA CONTRIBUIU PARA A DIMINUIÇÃO NO RITMO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO.SUÉLEN DO ROSÁRIO E LUCIANA . TURMA:2R01 TARDE.

    ResponderExcluir
  68. amei,estudar sobre as fases do catalismo 1,2 3,fase que foi de suma importância para a existência da 4 fase,alem do aumento da urbanização,onde as pessoas passam a ser mas importante,devido a concentração populacional,alem de que as empresas se revolucionaram mundialmente dando mas emprego e melhoria de vida para as pessoas,foi através desse sistema que se revolucionaram muitos outros,alem do desenvolvimento doa bancos,corretores de valores e os grandes grupos empresários.

    TAYARA REIS TURMA:1MR03 TURNO:MANHÃ

    ResponderExcluir
  69. A Revolução Industrial foi um marco na história do Capitalismo mundial,assim como desencadeou as formas de pensar, agir e produzir do mundo inteiro.Além dos seus pontos negativos,que foram a desvalorização do trabalho manual,e as mudanças significativas que ocorreram no meio natural,como desmatamento e extração de recursos não-renováveis(carvão mineral,petróleo e outros),ela também trouxe pontos positivos que ajudaram e continuam ajudando a população mundial,dentre os quais estão,os meios de transporte,a robótica e os meios de comunicação.
    CLÁUDIA ALANA(Lalinha) Turma:1R03 Turno:Manhã.

    ResponderExcluir
  70. O que mas me chamou a atenção foi da forma que a revolução industrial aconteceu.
    Essa fase foi bem importante para o desen-
    volvimento das empresas, onde máquinas pas-
    saram a fazer o serviço de pessoas em fração e assim ocupar espaço de trabalhadores.
    Com a terceira revolução deu-se início a uma nova fase do capitalismo que foi o financeiro dando espaço aos grandes grupos empresariais.
    ROSA M.
    1ºMR03
    MANHÃ

    ResponderExcluir
  71. alunas;alexia sabrina
    turma: 1r02 tarde
    o que mais nos chamou atençao foi como aconteceu as revoluçoes ,como elas foram
    importante no cenario mundial

    ResponderExcluir
  72. aluno: miguel junior
    turma:1R02 9manha)

    o que me chamou atençao foi a o modo de como a revoluçao industrial aconteceu e de como ela foi importante pra nossa vida pois ele trouse um grande desenvolvimento nas empresas e com isso trouxe grandes trabalhos. e ja a tereceira revoluçao foi um marco tambem muito importante pois, trouxe uma nova fase e com isso, trouxe tambem grandes espaços financeiros e empresariais. E gostei muito de estudar esse assunto pois eu me aprofundei e com isso conheci mais sobre o tema.

    ResponderExcluir
  73. aluna: gabriela santos
    turma: 1R02
    a revoluçao industrial foi muito importante para nos< pois trouxe desenvolvimento muito grande para as empresas.
    a segunda revoluçao foi tambem fonte de energia, pois FOI bom aprender o assunto sobre o capitalismo,que fala também sobre a industria,financeiro e informacional.

    ResponderExcluir
  74. desde o inicio do ano letivo o assunto que mi chamou bastante a atenção foi a capitalismo, o capitalismo foi muito importante para a sociedade porque as empresas se revolucionaram mundialmente e gerou trabalho para todos. O que mas me chamou a atenção foi a maquina de vapor que foi criada pelos ingleses

    IURY LUAN
    1R02T
    TARDE
    7 DE JUNHO DE 2011 14:00

    ResponderExcluir
  75. aluna;Joelma C. dos Reis turma;1R02 tarde o que mais me chamou atenção foi que as três fases aconteceram em período diferentes mais o fundamento e o avanço das tecnologias no decorrer do tempo e as transformações da revoluções.

    ResponderExcluir
  76. IDIOVANA TURMA;1R02 TURNO;TARDE

    BOM QUE MAS ME INTERESSOU DO ASSUNTO
    FOI QUE O CAPITALISMO FOI MUITO INPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNDO PORQUE SEM ELE
    NAO EXISTIRIA TECNOLOGIA E NEM AS MAQUINAS INDUSTRIALIZADA E TAMBEM NOS NAO TERIAMOS OPORTUNIDADES DE EMPREGO E NAO OCORRERIA ODESENVOLVIMENTO DO MUNDO

    ResponderExcluir
  77. Falando sobre revolução industrial é possível percebermos os grandes avanços com relação á industrialização e produção, e varias outras coisas que servem de ajuda para o desenvolvimento empresarial. A etapa que mais me chamou atenção da revolução industrial foi a primeira, porque eu acredito que foi o inicio de varias oportunidades entregues ás grandes industrias para se deslocarem para as proximidades de cidades, saindo de uma área rural e entrando em importantes áreas bastante urbanizadas. Sendo assim permitindo um inicio de muitas coisas de grande importância não só para os proprietários das industrias mais também para os muitos consumidores, como nós.............. THALLITA RÚBIA 1°MRO2 (TARDE)

    ResponderExcluir
  78. o que mas chamou atenção foi a primeira fase da revolução industrial por que foi o começo de tudo do que aconteceu.Na primeira fase ele tenta mostra que eles introduziram uma forma mas eficiente de produzir suas mercadorias.com isso foram surgidos novas mudanças que foram colocadas no século XXIII e com isso se espalhou rapidamente para outros países.mas só alguns tinham a grande eficiência de terem suas grandes tecnologia que surgiram na época como:a máquina a vapor e outros.gostei muito de estudar essas três fases industriais mas que pena eu não pode fala de todas as três apenas de uma
    ALUNO:GABRIEL NUNES
    1RO2{TARDE}

    ResponderExcluir
  79. A revolução industrial foi uma fase em que ocorreriam varias mudanças no final do seculo XVIII e inicio do seculo XIX e com essas mudanças uma mas se destacou que foi a invenção da maquina a vapor que era a base de energia produzida pela queima de carvão mineral
    a primeira revolução industrial surgiram novas maquinas e novas fontes de energia(a vapor e a eletricidade).
    a industria substituiu o comercio como principal fonte de riqueza fazendo com que surgisse uma forma mas eficiente de produzir mercadoria:maior quantidade em menor tempo destruindo assim o trabalhador artesanal que passaria dias fabricando e cobraria o produto mas caro e o industrializado seria produzido mas rápido e seria mas barato.
    a etapa que eu mas me relacionei foi a primeira revolução.
    MILENE DOS SANTOS(1R02)

    ResponderExcluir
  80. aluno: miguel junior
    turma: 1R02 TARDE
    o que me chamou mais atençao foi que a primeira revoluçao industrial trouxe muitos beneficios para a nossa vida, pois trouxe maquinas para as grandes industrias e ocupar ainda mais os trabalhadores.
    e ja na terceira revoluçao ja se du inicio ao capitalismo financeiro e surgiram assim grandes grupos industriais. Esse assunto me ajudou muito pois me ajudou a enterder melhor o assunto.

    ResponderExcluir
  81. Alunos: Cris Monteiro
    Turma:1RO2 tarde

    A Revolução Industrial, tanto a primeira, a segunda e a terceira foram um marco na história, pois influênciaram idéias diferentes. Para os trabalhadores(operários) foi um pouco estreito pois foram substituídos pelas máquinas, e faziam em dobro o que os trabalhadores exerciam. Mais também fez melhorar o trabalho dos operários que era desvalorizado diante dos Governantes.
    E fez com que os operários mudassem de vida e sustentarem suas famílias.

    ResponderExcluir
  82. RAYLSON;
    TURMA;1R02
    TURNO;TARDE

    O QUE DESPERTOU MINHA ATENÇÃO MEDIANTE TODO O ASSUNTO, FORAM OS ASPECTOS DA NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.QUE FALA SOBRE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS E PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS QUE CONCENTRAM TODO O CAPITAL FINANCEIRO.COM ISSO PERCEBI QUE OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS FORAM AQUELES QUE MAIS POSSUÍAM MERCADORIAS PARA EXPORTAR...........

    ResponderExcluir
  83. A primeira revolução industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias, maior quantidade em menor tempo e com menores custos.Na segunda revolução surgiu as novas tecnologias, novas fontes de energia e a expansão industrial marcaram uma nova etapa do desenvolvimento capitalista.Na terceira revolução começou a tomar forma no final da segunda guerra mundial mais os seus efeitos tem manifestados em todo o mundo. Podemos perceber a diferença de cada revolução, cada uma com qualidade superior uma das outras RAILANA SANTOS PORTAL 1R02 TARDE

    ResponderExcluir
  84. aluno:Anderson
    turma:1R02
    A revoluçao industrial foi o tempo que muitas industrias que se revolucionou.Muitas impresas assumil o papel do Pais.as pessoas que trabalhavan nas fabricas eram trocadas por maquinas pois um homem demorava pra fazer uma coisa e a maquina era rapido de 30 operario ficava so 1 pra indereitar,com as maquinas o desevolvimento industrial aumentava mais rapido.todos nos usamos produtos industrializados.Sao produtos que nos estamos usando ou comendo no dia dia

    ResponderExcluir
  85. MAYKO
    TURMA;1R02
    TURNO;TARDE
    COM BASE AO ASSUNTO QUE FOI DEBATIDO EM SALA DE AULA O QUE ME INTRIGOU,FOI O CAPITALISMO QUE ABRANGE DIVERSAS IMPORTÂNCIAS.
    SEM O CAPITALISMO NÃO EXISTIRIA AS GRANDES
    EMPRESAS COM ALTO TECNOLOGIAS,E O MUNDO NÃO ESTARIA TAO DESENVOLVIDO COMO ESTA NOS DIAS ATUAIS...........

    ResponderExcluir
  86. O que é mais interessante durante toda a revolução industrial e o processo de TAYLORISMO que inclusive foi um dos ocorrentes durante a segunda revolução industrial.Em meu ver esse processo foi interessante porque toda a etapa de produção foi feita por etapas na forma que o trabalhador deveria faser no mesmo espaço........
    weriton;TURMA;1R02 TURNO;TARDE

    ResponderExcluir
  87. A Revoluçao Industrial foi e ainda é muito importante para mundo,pois foi por causa dela que os países com Japão e EUA são tão desenvolvidos.Mas quando tudo bom,sempre tem uma coisa para atrapalhar na revolução foi a troca de muitas pessoas por maquinas,outro foi a grande poluição do ar.Que desde as primeiras fases da industrialização atinge o mundo.
    JOSIMARA TURMA;1MR03

    ResponderExcluir
  88. Com base no que aprendi sobre tal assunto,a Revolução Industrial deixou muitas lembranças negativas e positivas,de tal maneira que muitas pessoas foram trocadas pelas maquinas,perdendo sua renda financeira,mas o legal é a inovação dos objetos facilitando nos afazeres com mais eficiência que vão desde o ferro de passar roupas até o aparelho celular,mas com tamanha rapidez dessa evolução os aparelhos não estão mais duraveis e o preço sobe.Concluo então que esse avanço ao mesmo tempo que ajuda o homem acaba prejudicando intensamente a natureza destruindo a sí mesmo por conta de atribuir seu conforto.
    RAQUEL ABREU turma:1MR03

    ResponderExcluir
  89. O capitalismo é um sistema produtor de mercadoria e serviço que se destinam ao consumo por parte de outras pessoas;
    O seu sistema passou por varias fases desde quando surgiu e tudo se deu por meado do século XV e XVl até os dias de hoje.
    O capitalismo em si permite que um individuo com sua força de trabalho mude de classe social a qual ele pertencia e como só depende da venda e da aceitação do produto entre os consumidores. Assim só resta o proprietário ampliar o seu negocio para que obtenha mais lucro e como no capitalismo esse é o objetivo final, não passando muito tempo tudo se torna ultra mega expandido, possibilitando a mudança de classe.

    aluna: marcia greicy farias carneiro
    turma Eja 1ª etapa turno: tarde

    ResponderExcluir
  90. O que eu, mas gosto desse sistema é que eu posso mudar de classe social nascer pobre e morrer rica se eu souber investir. O que também é bem interessante é que as fases do capitalismo ocorreram em períodos diferentes e cada ama das três fases contribuiu para o desenvolvimento da sociedade e da fase atual que é o capitalismo informacional.
    O capitalismo gera uma dependência nos não conseguiríamos viver o mundo atual sem esse importante sistema.
    ALUNA: Andréia Brito Pacheco 1MRO3

    ResponderExcluir
  91. as tres revoluçoes tevegrande influencia no nosso dia a dia e se nao fosse essas revolucoes nao teriam acontecido as novas fontes de energias e nossas tecnologias e essas revolucoes contribuiram para o crescimento do mundo richadson da silva 1r02

    ResponderExcluir
  92. as tres revolucoes revolucoes tiveram uma grande influencia sobre o mundo todo com o crescimento do setor economico e todo setor industrial assim foram aparecem frequentimente novas fontes de energia e novos setor economicos com isso passaram ampliar seus negocios para que tem muito lucro e asssim possibilitando varias pessoas a mudar de classe por que os negocios estavam se espadindo numa velocidade imprecionante e rapidamente o comercio comercou acrescer
    aluno:IGOR AUGUSTO
    classe:1R02
    turno:tarde
    disciplina:GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  93. O capitalismo comercial estendeu-se do século XVI ao XVIII. Apesar de predominar o produtor independente, expandiu-se o trabalho assalariado. A denominação comercial se relaciona ao fato de existir preponderância do capital mercantil sobre a produção. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários entre o produtor e o consumidor. Lucravam mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia. Por isso, o capital se acumulava na circulação, no comércio, não na produção. Essa fase – também denominada fase de acumulação originária ou primitiva de capital – permitiria mais tarde a Revolução Industrial.

    Aluna:Mylena
    Turma:1ºMR01

    ResponderExcluir
  94. O capitalismo industrial teve início na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. O capital acumulado na circulação de mercadorias é investido na produção. O capital industrial passa então a dominar o conjunto da produção, distribuição e circulação de riquezas. O trabalho assalariado se instala definitivamente, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção (a burguesia) e a massa de trabalhadores (o proletariado). O processo se espalha, inicialmente, pela Europa, América do Norte e Ásia. Nas últimas décadas do século XIX e início do século XX predomina em quase todas as regiões do mundo. Numerosas nações, então, passam a lutar para atingir a condição de país industrializado, algumas para conquistar hegemonia no mercado internacional.

    Aluna:Mylena
    Turma:1ºMR01

    ResponderExcluir
  95. O capitalismo financeiro, atual fase. Começa a se delinear em fins do século XIX, mas cristaliza-se no século XX. O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades – indústria, comércio, agricultura e pecuária. As empresas concentram diversas atividades e tornam-se cada vez mais poderosas, assumindo dimensão internacional: são as multinacionais. Devido à concentração do capital, com a formação de empresas gigantescas que dominam grandes setores da produção, podemos também chamar essa fase de capitalismo monopolista. Sobretudo a partir da década de 1980, assistimos a uma vertiginosa aceleração da mobilidade do capital, facilitado pela informática, num processo de globalização no qual o capital financeiro se torna cada vez mais desvinculado das atividades produtivas, buscando o máximo de lucro no menor tempo possível.


    Aluna:Mylena
    Turma:1ºMR01

    ResponderExcluir
  96. O petróleo hoje e a fonte de muitas energias,as quais poluem o meio ambiente.
    O petróleo foi um grande passo para um futuro cheio de tecnologias,mas,também um enorme passo para as catástrofes do mundo.

    O QUE CONSEGUIMOS COM O PETRÓLEO???

    Conseguimos riquezas,tecnologias,etc...
    Porem o mundo só tem mais 40anos de petróleo bruto, ou seja, o mundo ta cada vez mais substituindo o petróleo por outras fontes de energias renováveis,energia que não polui o ambiente.Muitos países já adotaram essas formas de energias,entre eles o Brasil.

    ENERGIAS RENOVÁVEIS!

    São fontes de energia que não se esgotam, como por exemplo o sol,o vento, o calor da terra.

    aluno:CRISTIAN 2RO1

    ResponderExcluir
  97. Por que durante os anos os especialistas vem dizendo que nos resta somente 40 anos de disponibilidade de petróleo bruto.E com isso o mundo procura novas fontes energéticas com o sol,o álcool,o vento,o calor da terra,o carvão vegetal e o biogás.
    O Brasil tem muitos rios,facilita hidrelétricas, por exemplo, o BRASIL tem 27 estados e 290 hidrelétricas.
    aluna;KELLY SANTANA
    TURMA;2MR02

    ResponderExcluir
  98. as fontes de energias renováveis que não se esgotam,um exemplo disso é o sol,o vento.Que deveriam ser invertidos pra assim ter uma grande melhoria pra o nosso ecossistema,pois não agride o meio ambiente e sim faz com que ele seja "NATURAL"
    KELLI 2R02

    ResponderExcluir
  99. Sobre o capitalismo industrial na minha opinião marcou bastante por que levou o aumento da produção, dos lucros e sem falar no ponto negativo que foi a EXPLORAÇÃO do trabalho humano.Isso tudo ocorreu em 1776 na Inglaterra que foi o primeiro pais a realizar a revolução industrial.Sobre a tecnologia ocorreu na primeira metade do século XX.

    ANGÉLICA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
    TURMA:1º TR01

    ResponderExcluir
  100. eu acho que as fases do capitalismo trouxe para nós mais tecnologia e mais ideias de lucro, até por que sem lucro não há venda e eu também acho que favoreceu para as novas fontes de energia e tecnologia.
    mas também teve a parte ruim, com a criação das maquinas tinha mais pessoas com emprego, pois, trabalhavam com manufaturas e com as maquinas muitas pessoas ficaram desempregadas.mas valeu apena essas revoluções pois graças a elas temos hoje celulares e computadores muito mais modernos.Sou JACILENE CRUZ GOMES aluna do 1º ano da tarde da turma r01. beijos!!!

    ResponderExcluir
  101. O capitalismo foi muito importante para a evolução da era em que vivemos, porque sem ela
    não teríamos tecnologia virtual,manual,industrial.Sem essa evolução nos não teríamos,desenvolvimento que temos hoje em dia,o capitalismo ajudou na facilitação de troca e venda de produtos,que utilizamos.
    Por volta do inicio do séc.XVIII OU XX as pessoas foram trocadas por maquinas, causando assim a revolta dos operários, separando assim o mundo em 2 sociedade A do capitalismo
    , e socialismo.
    Jaqueline e Lidiane 1r01-tarde
    fim por fim feito por mim! bjos

    ResponderExcluir
  102. Sabemos que a modernização de produção eletrônica avançou rapidamente. Um exemplo disso é o computador,que é um equipamento eletrônico muito utilizado no nosso dia-a-dia.

    Alunas:Andreia cristina e Marta santos
    Turma:1ªR01 Tarde

    ResponderExcluir
  103. luciene
    1tr01
    o que eu entendi sobre o capitalismo que inicia-se durante o período das grandes navegações ou descobrimentos.As relações comerciais se dão entre metrópole colonia,através do pacto colonial,nesta fase inicia-se o processo de acumulação de capitais nas metropolis com a cumulação de capitais as metrópoles ganham condições de dar início da fase industrial.

    ResponderExcluir
  104. Com o surgimento do capitalismo,teve um grande desenvolvimento para todos,a tecnologia cresceu muito,e a vida de cada um foi mudando rapidamente.com a revolução industrial um aumento de produção dos lucros,mas também a exploração do trabalho humano.

    QUEZIA TAMIRES REIS DA SILVA
    1º TR01

    ResponderExcluir
  105. Nomes;Danila e Creuziane
    Turma:1tR01
    Dentro o capitalismo o mais interessante foi quando ele apresenta suas três fases ao longo de suas historia.
    O mais importante entre elas foi que cada uma teve seu momento histórico.
    Cada uma foi iniciada pela outra ao terminar uma logo a outra começa.
    Nessas três fases deu pra mostrar o quanto o capitalismo se movimenta como ele está industrializado.

    ResponderExcluir
  106. Daiana Dos Reis Turma:1R01 Turno:Tarde

    O assunto que me chamou bem atenção foi sobre a revolução industrial desde quando a mão de obra foi trocada pelas maquinas,fazendo assim com que boa parte das pessoas se deslocassem em direção as cidades em busca de trabalho.com o surgimento das maquinas ouve um aumento da produção e o aumento da exportação também as grandes tecnologias por sua vez tornou mais interessante a comunicação com outras pessoas que estejam bem distante,pois antigamente este processo era bem lento.

    ResponderExcluir
  107. Alunas:Beatriz dos santos e Eva ione
    1TR01 Tarde
    O que entendemos foi que deu inicio ao capitalismo comercial onde se iniciava os períodos de grandes navegações é muito importante para nós.Onde se relacionavam as metrópoles através de pactos coloniais mas também nessa fase teve como inicio o processo de acumulação de capitais nas metrópoles onde ganhavam condições com os recursos financeiros as empresas poderiam se aplicar em outros valores mobiliários para serem investidos em um patrimônio que nas empresas se capacitavam através de fabricações de mercadorias.

    ResponderExcluir
  108. Edvem e Misael
    turma:1tr01
    Capitalismo Comercial
    Inicio-se durante o período das grandes navegações com o descobrimento que dava as relações comercias que estava as metrópoles que na época as metrópoles que recebiam as leis do estado e as pessoas tinham que obedecer as ordens do estado, se não teriam sérios problemas.
    O capitalismo foi uma época muito rígida e o estado que mandava na época .

    ResponderExcluir
  109. o capitalismo industrial surgiu no seculo 18 as pessoas eram explorados de forma muito cruel .esses trabalhadores trabalhavam ate tarde quando chegavam em suas casas cansado sem vontade para nada e nos outros dias novamente .as pessoas passavam fome ,morriam de doenças graves não podemos esquecer das grandes metropolis que eram as que tinham o trabalho de colonizar as pequenas cidades o grande inchaço populacional nas grandes cidades .
    Rosenilda e Jailma 1R01 -tarde

    ResponderExcluir
  110. SOU ALUNA CARLA RAFAELA DO TURNO DA TARDE DO 1ºRO1

    O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A EVOLUÇÃO DAS MAQUINAS NO MUNDO TODO E A BALANÇA COMERCIAL DE QUEM COMPRA MAIS IMPORTA E ESPORTA MERCADORIAS CONTANDO QUE AS TRÉS EVOLUÇÃO OCORRERAM NUMA LONGA HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  111. As metrópoles industrializadas,o aumento da urbanização devido a concentração da população.No período das grandes navegações as relações comerciais,na fase do capitalismo comercial se inicia uma acumulação de capital e das metrópoles elas ganham as condições da iniciação da fase do capitalismo.As mudanças com os avanços nos sistemas de telecomunicações. Aluna gorete tarde R01

    ResponderExcluir
  112. o que me chamou atenção foi a 1revolução industrial porque se não tivesse acontecido a revolução, com certeza não existiriam as máquinas, hoje as industrias utilizam mais as máquinas do que o trabalho artesanal feitas pelas mãos, mais tem industrias que ainda fazem esse trabalho. Com a revolução aconteceu várias transformações;Ex:nas comunidades eram contratados pessoas para fazerem a limpeza e hoje nos já temos as máquinas que fazem trabalho de várias pessoas isso faz com que elas sejam mais importantes nome:wemerson Hailton TURMA:1R01T

    ResponderExcluir
  113. DEMUEL DE ABREU BARBOSA 2TR01
    SE O MUNDO COMESASE A USAR ENERGIA RENOVAVEU NOS TERIAMOS UM FUTURO MELHOR .POR QUE ELA NÃO POLUI E EXISTE EM ABUNDANCIA NO MUNDO TODO ,MAIS SE CONTINUAR A USAR ENERGIA NÃO RENOVAVEU NÓS IREMOS SOFRER GRANDES CONSEQUENCIAS,COMO POR EXEMPLO O DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES CAUSANDO INUNDAÇÕES EM AREAS COSTEIRAS , E TAMBÉM O CLIMA DO NOSO PLANETA IRA ALMENTAR MUITO RAPIDO, COM ISO PROVOCANDO A SECA TROPICAES

    ResponderExcluir
  114. o capitalismo comercial nasce no momento das grandes navegações
    comercio mundial-é vender mercadoria para o mundo todo e compra o que não tem
    metrópole-quem descobre.colonia os descobertos
    balança comercial-é a relação que o pais tem de compra e venda (importar-exportar)ou seja compra e venda
    aluna=JENNYFER DA SILVA
    serie=1RO2
    turno=TARDE
    disciplina=GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  115. MAILSON FURTADO 2TR01

    KELLI 2R02 Gotei muito do seu comentario confeço que já tinha olhado por esse lado, e por iso concordo com voçê ,pos se o mundo fizese algo para ,pelo menos tentar evitar tanta poluição onoso meio ambiente seria sim um ambiente completamente "NATURAL"

    ResponderExcluir
  116. Sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização.Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.No Brasil e no mundo, a Sociedade da Informação é uma nova Era, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades, antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, fundamentais e etc.A sociedade da informação é a consequência da explosão informacional, caracterizada sobretudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação. Culturas e identidades coletivas são uma consequencia dessa nova era; Houve uma padronização de culturas e costumes.Surge como o um novo modo de evitar a exclusão social e para dar oportunidades aos menos favorecidos.O que formou essa sociedade foi o processo de reestruturação capitalista, de modo que este novo sistema econômico e tecnológico ficou conhecido como "capistalismo informacional". Nessa fase do capitalismo o que rende é a criação de informação/idéias; Infovia (web - internet).
    ALUNO: SAMY ELUAN
    TURMA:1R03
    TURNO:MANHÃ

    ResponderExcluir
  117. O capitalismo comercial precedeu o capitalismo industrial. Marx, em O Capital, afirma que o capitalismo comercial se caracterizava por ser exterior à produção - o lucro advinha do transporte e comercialização das mercadorias produzidas de forma pré-capitalista (os trabalhadores ainda não eram separados da propriedade dos meios de produção e eles vendiam ao capitalista comercial apenas o excedente de sua produção). Em contraposição, o capitalismo industrial adentrou na produção de mercadorias, formatou a produção de modo que o lucro é o objetivo direto das coisas produzidas, e, para tal, separou a população de seus meios de produção e formou uma classe que, sem ter meios de vida, vê-se necessitada de vender sua capacidade de trabalhar (força de trabalho) como uma mercadoria a fim de conseguir um salário que lhe permita sobreviver. Essa classe é o proletariado. Comprando a capacidade de agir e atuar da população, os capitalistas agora possuem o poder de tornar toda a produção em produção para o capital. O trabalho assalariado é, pois, a relação social fundamental do capitalismo industrial.
    ALUNO:SAMY ELUAN
    TURMA:1R03
    TURNO:MANHÃ

    ResponderExcluir
  118. JULIANA 1R01 MANHÃ
    O CAPITALISMO INFORMACIONAL FOI UMA COISA BOA POIS TROUXE A INFORMAÇÃO. NA MINHA OPINIÃO TODAS AS SOCIEDADES PRECISÃO DA INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  119. JULIANA 1R01 MANHÃ
    O CAPITALISMO FINANCEIRO INICIOU-SE COM A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIA MAS FICOU MAS SERIA DEPOIS DA TERCEIRA REVOLUÇÃO(REVOLUÇÃO TECNICOCIENTIFICA)NESSA FASE SE DESENVOLVERAMOS BANCOS E AS GRANDES INPRESAA.

    ResponderExcluir
  120. de acordo com as aulas de geografia que foram muito proveitosas sobre o tratado de Kyoto os EUA não entrou na ratificação do tratado alegando que prejudicaria o fator "Econômico" e é claro as empresas emissores de gases de efeito estufa teriam que diminuir sua ação ao máximo . sabe eu acho que as fontes de energia renovável em grande escala para os EUA ajudariam esse país afinal até quando eles vão querer manter a pose de POTENCIA e entrar realmente na luta contra os problemas ambientais e assim levar a fama de DEFENSORES" ALUNA: jULIANA SANTOS 2R01 MANHÃ

    ResponderExcluir
  121. Ai galera toma essa aula sobre o CAPITALISMO.

    O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século XVIII.
    Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.
    O primeiro país a realizar a Revolução Industrial foi a Inglaterra, em 1776. Posteriormente, já no século XIX, outros países realizaram a Revolução Industrial: França, Alemanha, Bélgica, Itália, Rússia, Estados Unidos e Japão.
    Até o século XVIII, o comércio era a principal atividade econômica da Europa, proporcionando grandes lucros à burguesia comercial.


    Capitalismo Financeiro
    Capitalismo financeiro é marcado pela fusão do capital dos monopólios bancários e industriais. Corresponde às últimas décadas do século 19 e primeiras do século 20, resultou da elevada concentração e centralização do capital nos setores industrial e bancário, especialmente na Europa.
    O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século 16. O capitalismo também se caracteriza pela produção em grande escala (voltada para o mercado), pelas trocas monetárias, pela organização empresarial e pelo espírito de lucro.

    Capitalismo Informacional
    É a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a década de 70. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações, que gerou um processo de globalização.
    Foi marcado também pela invenção da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. as indústrias se localizavam perto da matéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas e empresas).

    Aluno: Netto Almeida. 1MR01

    ResponderExcluir
  122. o capitalismo infromacional é a fase em que óbviamente nós estamos vivendo agora, que vem desde da decada de 70. o capitalismo informacional é marcada pela difusão de varias empress no mundo. com isso varias e novas tecnologias foram um grande aumento de produção, fluxos de capitais , informação e pessoas, etc.
    marcado tambem pela criação da internet e mais pelo uso da mesma, para ficar mais atualizade com tudo o que acontece pelo brasil e pelo mundo. se antes as industrias se concentravam apenas na área de materia-prima, agora elas se concentam nas áreas de tecnologias e ciêntificos, ou seja, os chamados tecnopolos.
    o capitalismo industrial continua pois essas tecnologias ajudam a aumentar o modo de produção industrial. e o finceiro pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.

    alunas: layla anny e drisana matos
    turma:1ºmr01 manhã

    ResponderExcluir
  123. O capitalismo era baseado nas trocas comercias cada vez mais internacionalizados,e na colonização das Américas ,África e Ásia .
    surgimento :Na idade moderna entre os século XV e XVIII.
    OBS: Iniciou também por meio das grades navegações é a fase do capitalimos que se deu á expansão marítima onde se procuravam riquezas (ouros, especiarias etc...)fora das terras Européias. Nesta fase destaca-se o uso de mão-de-obra,o uso da moeda para o acúmulo de riquezas a sua economia era governamental.
     Industrial:Enorme capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização cada vez mais de maquinas movidas a vapor,gerado uma grada produção onde a multiplicação dos lucros era cada vez maior .Foi Karl Marx (pensado Alemão) do século passado quem desvendou o mecanismo da exploração do capitalismo, que é essencial do lucro chamado de Mais-vida.surgiu devido a um avanço tecnológico em meio a um processo de revoluções políticas na segunda metade do século 18
     Informacional:Ou capitalismo cognitivo,elegi a tecnologia da informação como o paradogmadas mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista aparte de 1980.Nuclearmente o capitalismo informacional se baseia nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias de informação .A produtividade e a conectividade de unidades ou agentes dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplica de forma eficiente a informação. sandy 1MR01 MANHÃ

    ResponderExcluir
  124. O capitalismo industrial trouxe varios beneficios para o nosso pais.!
    O capitalismo foi muito importante para todos nos,pois sem ele hoje não seriamos nada sem essas tecnologias.
    O capitalismo trouxe tambem muitas melhorias para o trabalho.
    Aluna:Carla Renata
    Turma:1R01.

    ResponderExcluir
  125. O capitalismo financeiro teve uma grande importâmcia para o crescimento da econômia,ele se intensificou nos anos 70 com a explosão da 3ºRevolução Industrial.
    Logo depois em 1929 houve um grande ponto negativo que foi q queda da boolsa de Nova Iorque.Em 1933 foi elaborado um plano de combate a crise,o NEW DEAL(novo acordo) com objetivo de acabar com desemprego,o que foi muito util.

    Yara Gomes da Silva.
    1°MRO1 Manhã

    ResponderExcluir
  126. Alexandre Pinto Bastos 1R03. Bem eu não tenho muito pra dizer mas em poucas palavras resumi o que foi e é as revoluções pois ajudaram o mundo a se desenvolver para que as pessoas vivam mundo ideal mais esse mundo não esta sendo respeitado como deveria e isso esta ocorrendo por causa do grande crescimento industrial se não foce isso o mundo estaria bem melhor.

    ResponderExcluir
  127. com o surgimento do capitalismo nos secuolos XV e XVI, as industrias passaram por uma grande reforma na produção industrial.A partir dai a produção aumentou de acordo com os interesses capitalistas.

    Renan figueredo de souza 1TR02 TARDE

    ResponderExcluir
  128. o capitalismo industrial teve 3 fases:capitalismo comercial,industrial,financeiro e o informacional. o capitalismo financeiro:aconteseu entre o sec.XIV ate a sua crise em 1929.foi um periodo muito inovavel,porem teve um poder comandado pelos bancos. capitalismo informacional:ele é baseado na tecnologia informacional,teve como referencia manuel castells com:a sociedade em rede a era da informaçao.e pierre lévy com;cibercultura. capitalismo induatrial:ouveram bastantes evoluçoes como:as empresas manufatureiras passaram a ser mecanizadas.ela ocorreu de 1970-1870,na qual trabalhadores passaram para trabalhadores assalariados,a burguesia industrial,e etc. capialismo comercial:surgiu a partir do inicio da idade moderna sec.XVI-XII,contribuiu para a formaçao da burguesia,o desevolvimento da vidaurbana,a intensificaçao do comercio,entre outros.
    ALUNOS;CARLAIS,CLEICIANE
    TURMA:1R01 TARDE

    ResponderExcluir
  129. para mim a revoluçao industrial que teve mais influencias foi a primeira rev.porque ela deu inicio as outras.apartir dai começou os surgimentos das maquinas,que a cada rev.só tende a nos beneficiar.graças a essas rev.que hoje as maquinas fasem praticamente "todo o nosso trabalho que antes era manual,cmo por exemplo as montagens dos veiculos. ALUNAS:NATALIA,JOELY 1R01TARDE

    ResponderExcluir
  130. O surgimento do capitalismo industrial se deve em grande parte do desenvolvimento tecnológico. As empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. O Capitalismo Industrial é uma fase da história do capitalismo que ocorreu de 1780 a 1870, na qual as classes sociais dividem-se em: trabalhadores assalariados (trabalhadores), proprietários de terra arrendada (emprestada sob determinadas condições) e a burguesia industrial. Os escritores da época Adam Smith, John Locke, Karl Marx e outros conceituaram a "máquina" da sociedade (cada um dentro de suas ideologias), fazendo com que se entendessem e se colocassem em prática no capitalismo industrial esses conhecimentos.
    O capitalismo financeiro foi aquele que aconteceu entre o final do século XIX até a crise de 1929 (é diretamente ligado com o forte rescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial).Foi o resultado da revolução de transportes (em especial a máquina a vapor) que originou profundas alterações na vida econômica (inovações tecnológicas, alargamento dos mercados, dentre outros) e exigiu muitos investimentos que só estavam ao alcance de grandes empresas; Com todo esse contexto, elas sentiram necessidade de se expandirem investindo em máquinas e instalações e recorrendo a processos de concentração empresarial. Era "financeiro" pois os bancos participavam ativamente na atividade econômica (emprestando dinheiro às empresas ou investindo diretamente), e era também intervencionista,
    É a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a década de 70.
    Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização

    Aluno: Antonio Alberto
    1MR01

    ResponderExcluir
  131. AS FASES DO CAPITALISMO

    O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos.Que por-si é carácterisado com três grandes fases que são: CAPITALISMO INDÚSTRIAL,CAPITALISMO FINANCEIRO E CAPITALISMO COMERCIAL.

    CAPITALISMO INDÚSTRIAL:Marcou a história do capitalismo que ocorreu de 1780 a 1870, na qual as classes sociais dividem-se em: trabalhadores assalariados proprietários de terra arrendada.Que marcou o desenvolvimento do sistema fabril de produção, caracterizado por uma complexa divisão do trabalho entre o processo de trabalho e a rotina das tarefas de trabalho; e,estabeleceu a dominação global do modo de produção capitalista.

    CAPITALISMO FINANCEIRO:Aconteceu entre o final do século XIX até a crise de 1929 é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial e exigia muitos investimentos que só estavam ao alcance de grandes empresas;chamava"financeiro" por que os bancos participavam ativamente na atividade econômica emprestando dinheiro às empresas ou investindo diretamente.

    CAPITALISMO COMERCIAL:Surgiu no início da Idade Moderna (entre os séculos XV e XVIII)caracterizava por ser exterior à produção - o lucro advinha do transporte e comercialização das mercadorias produzidas de forma pré-capitalista (os trabalhadores ainda não eram separados da propriedade dos meios de produção e eles vendiam ao capitalista comercial apenas o excedente de sua produção).

    ALUNOS: DÊNIS BANDEIRA E THATIANA.
    SÉRIE/TURMA/TURNO:1ºTR01.

    ResponderExcluir
  132. Waleria 1R02 tarde eu acho que o capitalismo comercial teve como previlegio demostrar a sociedade em que vivemos dando origem ao comercialismo que ocorreu com o decorrer do tempo novas tecnologias tornaran-se constante com o aumento crescente de novas tecnologias

    ResponderExcluir
  133. Hoje a tecnologia tem tido um grande progresso no qual tem tido influencias importante dentro da economia mundial.Dentre eles o avanço econômico tem sido favorável com especialização da informática e a microeletrônica devido a rapidez que são incorporadas as novas tecnologias.
    Aluna;Jaqueline Da Silva
    Turma;M1R02
    Turno;Tarde

    ResponderExcluir
  134. cleiseanne 1R02 tarde14 de junho de 2011 12:32

    Cara a primeira revolução industrial me chamou muita atenção pelo fato de que ela ficou marcado por invensoes e descobertas cientificas revolucionarias,que tiveram aplicações diretas nas atividades industriais e nos meios de transportes.E alguns dos exemplos principais foi a criação da maquina a vapor,a utilização do carvão como fonte de energia e a invenção da locomotiva,que possibilitou o desenvolvimento do transporte rodoviário.

    ResponderExcluir
  135. A nova divisão internacional do trabalho tem sido bastante interessante porque os países passaram a se modificar mudando suas leis.Fazendo com que os países subdesenvolvidos pode sem disputar entre si pelos investimentos multinacionais e com isso modificando as leis trabalhista.
    Thallita e Jaqueline Da Silva
    Turma;M1R02
    Turno;Tarde
    Serie;1 ano

    ResponderExcluir
  136. regina 1R02 tarde14 de junho de 2011 12:42

    na medida em que as fabricas expandiam suas atividades,novos elementos eram introduzidos nas paisagens:a linha férrea,a estacão ferroviária,os armazéns,as próprias fabricas e suas chatines.A expansão da atividade industrial nesse período imprimiu portanto profundas transformação nos espaços geográficos europeu e norte americano

    ResponderExcluir
  137. inaiara da silva 1MR02(MANHÃ)
    bom primeiramente concordo com muitas postagens do blog.
    pois o capitalismo trouxe muitas mudanças para nossas vidas.
    pois com eles vieram a modernização como a internete rsrs.
    a revoloção financeira melhorou muito o nosso país por que ela trouxe varios metodos de dinheiro e também os foram criados os nossos bancos que hoje são os que protegem os nossos investimentos.

    ResponderExcluir
  138. Hoje o capitalismo é muito importante para o mundo, pois foi ele que nos proporcionou todos os avanços tecnológicos que temos hoje.
    E com ele vieram vários benefícios tal como:o avanço tecnológico no ramo da agricultora. Em sua forma mais desenvolvida, o capitalismo, que é baseado no princípio de que decisões econômicas devem ser tomadas por indivíduos privados, restringe o papel do Estado na política econômica ao mínimo. Desta forma, defende o livre comércio.
    E foi através do CAPITALISMO que vários países se desenvolveram e hoje talvez nem existissem as SUPER POTÊNCIAS MUNDIAIS
    Aluna:Tamris Evellin
    3°R01 Manhã

    ResponderExcluir
  139. Capitalismo
    O Capitalismo foi a melhor das relações economicas desenvolvidas atá hoje, pois nos possibilitou realizar várias coisas. Em si, o capitalismo se resume em fases: O capitalismo comercial, Industrial e O Informacional ou Financeiro. Pode também se resumir em uma palavra "Lucro".
    Lucas Souza 1ºMR01.

    ResponderExcluir
  140. Capitalismo Comercial:
    Iniciou-se no sec. XV ao XVIII,se restringia nas relações de trocas de mercadorias, e as grandes navegaçãoes. Foi nesse periodo que a idéia de comercialização foi sendo aprimorada, ouve também a primeira idéia de pagamento pela mercadoria, com a criação da moeda.Dois paises se destacavam nessa fase, Espanha e Portugal.
    Capitalismo Industrial:
    Com o passar dos anos, veio o capitalismo industrial. Teve inicio no final do sec. XVIII ao sec. XIX na Inglaterra com acumulo de riquezas, para esse ser investido na industria.
    O capitalismo industrial foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura.Tais mudanças, fizeram com que o modo de produçao e a vida social tivesem mais qualidade.O marco dessa revolução, foi a substituição do modo de produção artesanal pela máquina a vapor que acelerava a produção.
    Capitalismo Informacional ou Financeiro:
    Nessa fase, pasou a ser introduzida na produção capitalista o meio Tecnico Científico Informacional. Que traz como ferramenta os meios de comunicação, o uso da robótica,os bancos para investimentos, etc.
    Isso proporcionol um avanço acelerado no mercado capitalista tal como os paises que se desenvolveram com ele: EUA, japão, China, onde ouve tambám a formação de empresas e com isso a necessidade de seus lucros focem administrados.
    E hoje, a tendencia é crescer e crescer, e isso exigirá que estejemos preparados para lidar com esse crescimento. Um exemplo, é a Copa 2014 e as Olimpiadas 2016.
    Lucas Souza 1ºMR01

    ResponderExcluir
  141. o capitalismo industrial ele teve um papel muinto importante porque ele trouxe muitos bens e tecnologias como;maquinas que nos dias de hoje elas fasem os nossos serviços que antes eram feitos manualmente.para mim o capitalismo foi um fato muito importante,e vai mudar para sempre nossas vidas aluno wanner lalor braga 1R01TARDE

    ResponderExcluir
  142. fases do capitalismo.o capitalismo teve varis fases e a cada fase eles foi se ecoluindo mais e mais. o capitalismo foi um dos principais fatos e dos passos mais importantes que ocorreu no decorrer dos seculos.ele fez com que nós dessemos passos grandiosos para que muda-sermos por exemplo do periodo em que os carros eram fabricados manualmente,para carros feitos por maquinas e robôs que para nós ajudou muito. ALUNO:RAYLSON BASTOS 1R01 TARDE

    ResponderExcluir
  143. ALUNAS:CLEISEANNE,REGINA E ALDIENE
    TURMA:1R02 TARDE
    Oque nos entendenmos foi que a revolucao industrial teve consequências e benefícios.Como consequência houve as péssimas condições de vida que os operários começaram a viver parti do momento em que as maquinas foram introduzidas nas fabricas.Os operários passaram a viver em cortiços sem menor condição de higiene;alem deles começarem a se organizar em associações e passar a usar a greve como arma.A revolução industrial também trouxe benefícios como o aumento da população urbana,a divisão do trabalho fabril,o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação,o capitalismo industrial,etc...

    ResponderExcluir
  144. a revoluçao industrial teve uma participaçao muito essencial em nosso desenvolvimento informati,tecnico,industrial,entre outros.agora nao só os automoveis mas tambem varios outros objetos sao fabricados a partir de maquinas que os montam,isso nos ajuda muito. ALUNO:VINICIUS DOS SANTOS.1R01 TARDE

    ResponderExcluir