quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fontes de Energia Renováveis - GEO 2 (para alunos de 2ª e 3ª séries dos turnos da manhã e tarde)


A atual fase da relação do homem com a natureza chegou num período crítico. Os problemas ambientais de ação global vêm ganhando proporções assustadoras. Estudamos três deles: O efeito estufa (aquecimento global), a destruição da camada de ozônio e a chuva ácida.
Percebemos que a utilização de fontes de energia a partir de recursos naturais não-renováveis – como os derivados do petróleo, por exemplo – é a grande causadora de tais problemas e, com o aumento populacional, tende a aumentar essa utilização por parte da humanidade.
Porém, sabe-se que uma das possíveis soluções para esse caos ambiental pode ser o investimento em fontes de energia renováveis.
Sobre essa possibilidade (e agora que já estudamos sobre o assunto) você está convidado a emitir sua opinião através dos comentários.
A atividade consiste nos seguintes procedimentos:
1 – Pesquisar e estudar sobre o assunto “Fontes de Energia Renováveis” com o apoio do livro didático de Geografia (essa parte está cumprida e, inclusive, você já respondeu a um questionário).

2 – Participar, através de comentários no blog GEOSAL, de um debate virtual (até o dia 10.06). Você deve colocar suas impressões sobre o assunto, concordar ou discordar de seus colegas (sempre num nível educacional!) e o que mais achar interessante. Emita sua opinião de maneira crítica, aponte os pontos que você considerar positivos e negativos dentro do assunto.
2.1 – Sempre se identifique ao final do comentário (nome, turma e turno). Comentários anônimos não serão aceitos.
2.2 – Ao se referir a algum colega coloque o nome e a turma ao qual ele pertence, faça seu comentário e se identifique no final.
2.3 – Comente quantas vezes quiser.

Mãos à obra! Bom trabalho!

134 comentários:

  1. O mundo vem sofredos grandes problemas anbientas causados principalmente pela utilização de recursos não renovaveis ,que vem provocando mudanças climaticas em todos os paises do mundo. mais os centistas estudando estão novas formas de energia limpa para substitui as poluentes.edmilson 2R01.MANHÃ

    ResponderExcluir
  2. O aumento nas emissões dos gases de efeito estufa está abalando o mundo todo.Por isso estão optando pelas fontes de energia renováveis,mais pelo pouco que já aprendi o grande empecilho é que as fontes de energia renováveis custam caro,mais vejamos quanto menor é a demanda, mais caro é o produto e vice- versa.será que ainda devemos acreditar na palavra "caro" ou será que o governo,não tá querendo perder dinheiro e assim lucrar mais com o que não pode ser renovável,até por que é bem mais barato e dar mt mais Lucro.
    Raphaella Assis 2R01 -Manhã

    ResponderExcluir
  3. Mais tem um problema que os País mais ricos do mundo não tem essas fontes então logo a iniciativa tem que partir dos paises que tem influência sobre outros países... Um exemplo os (E.U.A)
    2RO2 Manhã: Kelvin Washington S. Souza.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com meu amigo edimilson do 2R01 da manhã. por que é isso que esta acontecendo o mundo hoje esta sofrendo muito com todos esses poblemas que estão acontecendo e esses poblemais eles tem ocorrido pricipalmente pelos recusos não renovaveis. e com todos esses poblemas vem ocorrendo as mudanças climaticas. e não é só o mundoque esta sofrendo nós estamos também. e os cientistas viram um meio de energias que são naturais como sol,ventos, chuva, marés e calor que são energia renovaveis. Ingrid karoline 3R01 da Manhã

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que o aluno Edmílson do 2°ano manhã falou, pois nós mesmos estamos acabando com nosso mundo!!! poderíamos ser os primeiros a usar produtos renováveis!Em meio a tanta acomodação de nossa parte muitas vezes sofremos as consequências, nos sentimos impotentes com relação ao descontrole do clima!! vamos colaborar!!! use produtos renováveis. Rafaela Siqueira Assunção 3°MR01

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com o Edmílson,pois esta ocorrendo muitas dessas coisas(aquecimento global,chuva acida e a destruição da camada de ozônio) no brasil e no mundo Porém, sabe-se que uma das possíveis soluções para evitar desastre ambiental pode ser o investimento em fontes de energia renováveis e menos poluidoras.....
    aluno:antônio Vinícius da 3MR01

    ResponderExcluir
  7. A natureza está sofrendo um descontrole por consequências do efeito estufa!!! A natureza pede por ajuda, vamos colaborar!! pois os maiores culpados somos nós!!! A energia é um meio de salvar nosso planeta!!! Porque com o aumento da população tudo se agrava!!! Izomara Alves 3°MR01

    ResponderExcluir
  8. concordo com você,Edmilson do 2R01.manhã,o mundo realmente está sendo destruído pelas energias não renováveis.O governo deve investir mais em energias renováveis,eles só estão pensando em lucro,e deixando o bem estar da vida humana de lado.thalita do 2R01.tarde.

    ResponderExcluir
  9. EDSON TAVARES 2TR01
    TODOS NOS SABEMOS QUE ATUALMENTE O MUNDO ESTA SOFRENDO ALTERAÇÕES CLIMATICAS.
    O ORIENTE MÉDIO e ISLÂMICO, PRODUZEM A MAIOR PARTE DO PETRÓLEO MUNDIAL,OU SEJA, UM PRODUTO NATURAL NÃO RENOVÁVEL. SE CONTINUAR TODO ESSE AVANÇO NOS PRODUTOS NÃO RENOVÁVEIS, O MUNDO ESTARÁ COMPLETAMENTE DERDIDO.
    UMA SOLUÇÃO É QUE, OS PAÍSES QUE TEM EMA ECONOMIA ELEVADA, PARASSE DE POLUIR, E COMEÇASSE A INVESTIR NOS POLOS DE ENERGIA RENOVÁVEIS.
    PODERIAM USAR O VENTO, O GÁS NATURAL, ÁGUA, GEOTERMAL E O FOTO VOLTAICA.
    MAS PARA ISSO ACONTECER, TERIAM QUE GASTAR MAS GRANA, DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  10. concordo com meus colegas que já postaram seus comentários,pois o uso de fontes de energias não renováveis prejudicam o meio ambiente pois muitos lugares estão sumindo por causa que só retiram o que se precisa e não é retríbuido.

    assim o homem vai devastando o mundo e o mesmo vai se acabando .naia e jessilene 2R01 tarde.

    ResponderExcluir
  11. JEZIMARA DA SILVA VINHAS E ELEN DO SOCORRO VASCONSELOS 2R01 TARDE. AS FONTES ALTERNATIVAS NÂO RENOVAVÉIS É URGENTE, POIS O MUNDO PODE ENTRAR EM COLAPSO SE FOREM MANTIDOS OS ATUAIS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO,SOCIOECONÔMICO COM BASE NO CONSUMO DE PETROLÉO.
    É PRECISO CONSIDERAR TAMBÉM O FATO DE QUE UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL NÃO TEM ACESSO A ENERGIA ELÉTRICA E QUE O FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE É UMA CONDIÇÃO BÁSICA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  12. MAILSON FURTADO 2TR01
    NA MINHA OPINIÃO O MUNDO VEM SOFRENDO VÁRIOS DANOS,A POLUIÇÃO É DEMAIS,A CAMADA DE OZÔNIO TÁ LEVANDO O FARELO;PORQUE? SIMPLESMENTE PORQUE O GOVERNO DOS PAÍSES ACHA QUE SE ELES PARAREM DE CONSUMIR ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS OS PAÍSES SOFRERAM UMA QUEDA NA ECONOMIA MUNDIAL. MAS UMA PERGUNTA EU QUERIA FAZER: SERA QUE VAI ADIANTAR TER A ECONOMIA LÁ EM SIMA, E O MUNDO DESTRUÍDO?

    ResponderExcluir
  13. O Brasil tem grandes vantagens em possuir á maioria dos países quanto a geração de energia,pois as condições naturais-climas,relevo hidrográficas,solo,estruturas geológicas. O território dimensionais permitem que o pais disponha de varias opções energéticas,muitas delas renováveis e menos poluentes que os combustíveis fósseis.
    Thaís de Fátima Portella dos santos e Jocelina silva 2r01 da tarde.

    ResponderExcluir
  14. Débora e Heraldo: Turma:T2R01
    O fornecimento de eletricidade é uma condição basica para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
    O processo de industrialização do Brasil, teve como principal característica, o estimulo ao transporte de cargas rodoviárias e a construção de grandes Usinas hidrelétricas.
    As mais desenvolvidas. Pelas industrias de alumínios que atuam na Região Amazônica.
    Os fatores externos, como a crise Mundial que contribui para a diminuição do crescimento econômico.

    ResponderExcluir
  15. NO Brasil atualmente o governo não considera sertas energia nuclear viaveis, por traser muito mas risco que outros tipos de energia.
    As comunidade pequenas, por ficarem em lugares distantes das redes de energia, fica mas ascessivos o uso de fontes alternativas. O Brasil tem que mudar em algumas areas pois varias formas de energia alternativas não tão sendo colocadas em praticas e ficam somente no papel. NOME:Fabiano, Larissa
    TURMA:M2TR01

    ResponderExcluir
  16. Em nossa opinião as hidrelétricas tem grande importância porque fornece maior parte da energia para muitos países, hidroelétricas tem grande significância, não só para as pessoas como também para as grandes empresas.
    Alunas: Roberta Lorena e Lucieli Santos
    Turma: 2RO1T

    ResponderExcluir
  17. considerando que o Brasil tem uma matriz energética considera limpa,baseada em usinas hidrelétricas.Para dar mais segurança ao sistema energético não é preciso suja essa matriz;Você concorda que sejam construídas apenas usinas térmicas a base de carvão e petróleo.Para que o mundo não venha sofrer consequências mais tarde. Aluna:Ariane Turma:2R01T

    ResponderExcluir
  18. O BRASIL POSSUI EM RELAÇÃO A MAIORIA DOS PAÍSES QUANTO A GERAÇÃO DE ENERGIA, POIS AS CONDIÇÕES NATURAIS CLIMA, RELEVO, SOLO, ETC...
    E A DIMENSÃO TERRITORIAL PERMITEM QUE OS PAÍSES DISPONHA DE VARIAS OPÇÕES, COMO O SOL E A ÁGUA.
    POR ISSO A GRANDE REDUÇÃO NO RITMO DE CRESCIMENTO DO BRASIL.
    LUCIANA MELO 2R01 TARDE

    ResponderExcluir
  19. Alunos:ADEILSON
    ARIELSON
    DIOGO
    TURMA:2R01
    TURNO:TARDE

    COMENTÁRIO

    Desenvolvimento de energia alternativas.

    Hoje em dia os recursos de energia alternativas sãp muito precários e por causa disso se torna urgente, o mundo em si esta vivendo sobre uma grande catástrofe pois vem sendo destruido por causa principalmente da poluição por parte do homem, porém se o homem si atentar e ultilizar para os recursos renováveis o negócio vai mudar bastante.

    É preciso considerar também o fato de que um terço da população mundial não tem acesso à energia eletrica , e que o fornecimento dde eletricidade é uma condição básica para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

    Ha diversas fontes alternativas de energia disponiveis, entre elas destacam-se o Sol, o Álcool, o Vento, o calor da Terra e o Carvão Vegetal.

    ResponderExcluir
  20. hoje no mundo em que vivemos é um grande desafio; "A busca por fontes alternativas de energia" se olharmos para o mundo de"hoje"; diriamos é urgente, pois o mundo pode entrar literalmente em um colapso, ou seja, em um desenvolvimento socioeconômico com base no consumo de petróleo... o qe vc me diz?? (Geniele e Lais)2r01 tarde

    ResponderExcluir
  21. COMO O BIOGÁS É FEITO DE MATÉRIA ORGÂNICA,ESSE TIPO DE PROCESSAMENTO PODE SER MUITO ÚTIL PARA A HUMANIDADE,POIS SE TODO LIXO ORGÂNICO FOR PARA UM CERTO DESTINO QUE É OS ATERROS SANITÁRIOS ENERGÉTICOS,TALVEZ ASSIM AS CIDADES E PAÍSES FIQUEM MAIS LIMPOS,ALÉM DE SER ÚTIL NO USO DOMÉSTICOS E NOS VEÍCULOS.
    Bianca pedrosa Gonçalves 2R01 TARDE

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião a matriz energetica brasileira resulta das politicas nacionais adotando os processo industrialização do Brasil, teve suas caracteristicas principais com transporte rodoviario.
    o desenvolvimento de energias alternativas e necessario pelo termo genetico de biomassa, como energia solar.A energia do sol forma uma direta que constroem em usinas em areas em geração em insolação.
    DIONES E DHIEGSON
    Turma:2R01T

    ResponderExcluir
  23. O Brasil ele possui a maioria dos países com a geração de energia principalmente porque tem as condições naturais como o clima,relevo etc... Com a estrutura geológica territoriais permitem que os países se desponham de suas áreas como principais o sol e a água. O Brasil possui uma grande vantagem em relação a maioria dos países quanto a geração de energia Aluna:Raimunda turma:2r01

    ResponderExcluir
  24. É incrível que em pleno século XXI os governos ainda procuram extrair a maior parte da energia de combustíveis fósseis e investem mais e mais nisso. Em vez de investir nas fontes energéticas renováveis, tudo bem que muitos países como o Brasil estão pesquisando e investindo muito para reduzir e até quem sabe um dia eliminar a necessidade do uso dos combustíveis fósseis, só espero que caso isso aconteça seja antes desses combustíveis se esgotarem, quem sabe assim poderemos escapar do caos e da crise que a falta deles provavelmente irá causar.

    Aluno: Maurício Ferreira; Turma: 2R01T

    ResponderExcluir
  25. O carvão mineral
    A maioria do carvão mineral brasileiro procede da região Sul.A maior reserva do carvão é no Rio Grande do Sul,mas Santa Catarina é o mair produtor,nas reservas catarinenses aparecem com facilidade pois são poucas profundas facilitando a extração.
    Mas tem carvão de péssimas qualidades, pois precisam do processo de lavagem, diminuindo seu poder calorífico para irem à siderúrgica.
    aluna:Lizandra sousa Turma:2r01T

    ResponderExcluir
  26. Fernanda 2 r01tarde o aproveitamento da energia solar nos oferece GRANDES VANTAGENS .NÃO POLUI,É RENOVÁVEL E EXISTE EM ABUNDÂNCIA. hoje pouco se ver o aproveitamento solar por isso esta acontecendo muitas causas como a poluição do ar,e quem sofre as consequencia somos todos nos .

    ResponderExcluir
  27. A energia alternativa é uma necessidade urgente pois o mundo pode literalmente entrar em colapso se forem mantidos os atuais modelos de desenvolvimento socioeconômico, com base no consumo de petróleo, isso envolve questões ligadas ao aumento das temperaturas medias de ar na terra.
    Ana Clarisse 3R01 tarde

    ResponderExcluir
  28. energia renovavél é bom pra nós e pro planeta
    é uma fonte de energia limpa e traz beneficios,
    custa caro mas pra quem deseja ter um futuro melhor é uma boa opção.-wagner luan -3r01-tarde

    ResponderExcluir
  29. eu acho que as fontes de energia não renováveis são prejudiciais ao meio ambiente como o petróleo que pode até poluir rios.

    aluna: Itamara Soares 3°R01

    ResponderExcluir
  30. o mundo hoje está passando por vários problemas ambientais em razão da má utilização dos recursos que a natureza nós oferece. então pensando nesses problemas o melhor a ser feito e nós passarmos a utilizar mais as fontes de energia renováveis, pois elas trazem benefícios para nós e para o meio ambiente, além de tudo esse tipo de energia não se acaba e está sempre se renovando. aluno= Helano Cristian da Silva 3°R01 TARDE

    ResponderExcluir
  31. o consumo de ernergia nao renovaveis pode fazer com que o mundo entre em colapso se forem mantidos os atuais modelos de desenvolvimento socioeconomico,com base no consumo de petroleo,conbustiveis fosseis.porem o consumo de energia renovavel e a unica solucao para que o nosso planeta nao venha sofrer essas graves consequencias. alunas;saellem,vanucia 3ro1tarde

    ResponderExcluir
  32. Quando pensamos em energia elétrica,achamos que é uma coisa muita simples,pena que não é nada disso.Assim como trás beneficio à humanidade,pode também prejudicar o meio ambiente, como por exemplo o uso de combustíveis fósseis que pode trazer grandes danos á atmosfera.

    aluno:Edinael Ribeiro
    turma:3 R01 TARDE

    ResponderExcluir
  33. A energia eólica é uma energia sustentável e renovável , não é prejudicial a saúde e ao meio ambiente, pois, não é preciso desmatar
    como acontece nas hidrelétricas, e não polui o ar.
    aluna:samille portal 3°R01 T

    ResponderExcluir
  34. Como sabemos o Brasil possui grande vantagem na geração de energia.Pois as condições naturais como;CLIMA,RELEVO,HIDROGRAFIA,SOLO e estrutura geo-lica, o território dimensionais , permitem que o pais disponha de varias opções energéticas muitas delas são renováveis e menos poluentes que os combustíveis fosseis como a SOLAR.
    ALUNA:;TAMARA 3RO1 TARDE

    ALUNA

    ResponderExcluir
  35. felipe figueiredo bastos 3R01T SEG.6 de junho de2011 No século XXI ainda dependemos exclusivamente de energia não-renovavel mesmo com muita econômia e conhecimento continuamos errando.mas não é algo simples de se rezolver é preciso tempo e dedicação algo que as grandes potencias parecem não se emporta só querem se enrriquicer economicamente precisam se lembrar principalmente de que nossa energia vai se esgotar oque fazer quando isso acabar? é uma pergunta bastante discutida nos dias atuais mas parece não surti efeito precisamos colocar representantes que se interessem mas pela causa do planeta.

    ResponderExcluir
  36. a utilização de fontes de energias renováveis, além de não poluir o meio ambiente,é infindável.Água temos de sobra, ventos até de mais, e nem se fala do sol, se o petróleo continuar a ser explorado, ele vai terminar, a introdução de energia renovável por mais que saia muito caro vale a pena, pois é melhor pagar um alto preço em dinheiro e introduzir do que guardar o dinheiro e vê o nosso planeta ser destruído por nossas necessidades.
    Wellyngton Ramos 3°R01T

    ResponderExcluir
  37. Nós estamos fazendo, muito mau para o nosso planeta.Na verdade estamos passando por grandes desafios e dificuldade para aceitar que o planeta precisa de nossa ajuda,e com as fontes alternativas é uma forma de revertermos a situação. porque o petróleo que é a principal fonte de energia do mundo, está praticamente com os dias contados,e o planeta precisa de fontes que possam ser compatíveis com a segurança que o petróleo nos proporcionam.Pois sabemos que energia representa desenvolvimento,tanto tecnológico como social,podemos começar com a energia solar.Cristiane3R01 tarde

    ResponderExcluir
  38. energia solar
    é um tipo de energia no qual não polui o meio ambiente deve-se envertir mas nessa forma de energia renovavel para que possa ser usado em favor da natureza e trazendo mas segurança para todos nós. Mayke Jones-3R01T.

    ResponderExcluir
  39. É tão comum hoje em dia as pessoas falarem de preservar a natureza, cuidar do meio ambiente, e não estarem ligadas no que realmente esta acontecendo, poluição, efeito estufa, aquecimento global. Tudo isso esta acontecendo porque nos utilizamos os combustíveis fosseis, resultado da queima de petróleo.As energias renováveis estão aí para tentar mudar esse quadro.E como o nosso pais e rico em rios os governos podiam investir mais em hidrelétricas já que elas "não agridem o meio ambiente".
    Aluna:Suzianne Madeira 3R01T

    ResponderExcluir
  40. A energia solar, é uma energia natural, renovável e não poluente: Por meio de placas solares instaladas em cima de edifícios e etc.que captam energia solar
    podemos utilizar essa energia de dia e de noite.
    aluna: joelly santos 3°R01 T

    ResponderExcluir
  41. Comento que em relação as fontes de energia renováveis e opto pela fonte de energia solar, pois ela não é prejudicial ao meio ambiente e podemos dizer que é 100% segura; pois o calor que os raios do sol emitem são captadas e armazenadas em uma placa solar localizada na parte externa da casa transformando esse calor armazenado em energia pura, sem falar que é de grça

    ResponderExcluir
  42. as fontes de energias renováveis podem servir como solução para os problemas ambientais, pois não poluem a atmosfera, ao contrário do que ocorre com os combustíveis fósseis(carvão mineral).
    o mundo pode, literalmente entrar em colapso se forem mantidos os atuais modelos de desenvolvimento socioeconômicos, com base no consumo de petróleo.
    Jezilene da Silva 3°R01T

    ResponderExcluir
  43. as fontes de energia renováveis são soluçoẽs práticas e eficientes para o problema do aquecimento global que tem colocado o mundo em alerta constante.Quanto mais fontes de energia renováveis forem utilizadas irá diminuir o consumo exagerado de combustíveis fosseis derivados do petróleo.É importante ressaltar que tais fontes,existem em abundancia em nosso planeta o que facilita o "nosso trabalho"!Ademais as fontes solares, eólicas,hidroelétricas são ecologicamente corretas e beneficia tanto a nós como ao meio ambiente!!!
    Aluna:Ingridy Soares 3TR01 TARDE

    ResponderExcluir
  44. Concordo com os colegas do blog,que a natureza está colhendo as consequências de energia não renováveis.Mas também,é porque "não tem dinheiro" suficiente para investir nessa energia não poluente,então podemos dizer que , a natureza está sofrendo não porque queremos, mas por falta de conhecimento dos chamados "PODEROSOS" ou "GRANDÕES", como queiram ser chamados.aluno:TAYARA 3RO1 TARDE

    ResponderExcluir
  45. Energia Eólica
    é uma energia que os governos deveriam invertir mas pois é uma energia cara pois para tela deve-se ter muitos gastos é certo.Ao invés de pensar nos gastos os governos deveriam pensar no sucesso uma grande produtividade de energia que vem do vento é renovavel e não polui. Hélio José-3R01T.

    ResponderExcluir
  46. as fontes de energia renováveis não agridem o meio-ambiente, e contribuem para viver com qualidade na sociedade atual através do acesso a novas tecnologias,como por exemplo um automóvel movido a combustíveis menos poluentes que os derivados do petróleo,e a obtenção de energia elétrica através dos recursos naturais (sol,água,vento,e outros).Também se mostram como solução de sustentabilidade energética para o futuro, após o esgotamento das fontes não-renováveis.
    Augusto 3°R-01 TARDE

    ResponderExcluir
  47. Comento que em relação as fontes de energia renóvaveis eu opto pela fonte de energia solar,pois ela não é prejudicial ao meio ambiente e podemos dizer que é cem porcento segura. Aluno:DIEGO SARMENTO 3R01 TARDE

    ResponderExcluir
  48. o planeta precisa de fontes que possam ser competíveis com a segurança que proporciona.pois sabemos que a fonte das energias renováveis representa um desenvolvimento,tanto tecnológico como social.precisa-se desenvolver cada vez mas nas energias renováveis eólicas etc.o governo não investe tanto na ampliação das ofertas de energias.o mundo sofre com as consequências que a energias não-renováveis oferece como o petróleo que um dia pode acabar,e isso apresenta uma serie de problemas por parte de empresas,que compram estatais das metais de grandes aumentos da geração de energias.
    Salene 3R01 TARDE

    ResponderExcluir
  49. sabemos que o mundo nos oferece vários recursos renováveis, no qual poderíamos fazer uso para torná-lo melhor.Só que muitas vezes não podemos optar por esses recursos.Por enquanto temos que nos conformar com o uso dos recursos não-renováveis.porque a utilização dos recursos renováveis estão custando muito caros e,ainda não temos condições financeiras para adquiri-los Então não é uma questão de querermos destruir o mundo,mais sim por "não termos outra alternativa".Observe:ao invés do governo ficar gastando dinheiro em coisas que não nos beneficiam,poderiam muito bem investir em energia renováveis.Samara e Mila turma 3R01 tarde.

    ResponderExcluir
  50. energia solar.
    esse tipo de energia é pouco prejudicial para o meio ambiente, pois existe em grande abundancia e ainda está em desenvolvimento tecnológico, esse tipo de energia pode acontecer de forma direta e indireta.aluno:Evandro 3RO1 TARDE

    ResponderExcluir
  51. Rafael Siqueira Assunção 3°R01 Manhã
    Setor elétrico brasileira
    Por dispor da maior bacia hidrográfica do mundo, é natural e compreensível que o Brasil tenha feito historicamente sua opção por esta matriz energética. Hoje, as usinas hidroelétricas dão sustentação ao desenvolvimento nacional e ao parque industrial brasileiro, respondendo por quase todo total de energia gerada no País.
    Os seus pontos negativos
    pode causar vários danos a natureza como
    inundação de áreas agricultáveis;
    - perda de vegetação e da fauna terrestres;
    - interferência na migração dos peixes;
    - mudanças hidrológicas a jusante da represa;
    - alterações na fauna do rio;
    - interferências no transporte de sedimentos;ETC...

    ResponderExcluir
  52. Eu acho que num mundo em que vivemos . onde o capitalismo é o sistema aceito'em quase tds os países,esses mesmo países deveriam, optar agora nesse momento não no LUCRO'que ganham com as fontes não renováveis mais sim no bem da humanidade,então seria de suma importancia fazer o máximo de esforço e adotar definitivamente fontes renováveis. é melhor o LUCRO ou a vida no PLANETA??
    RAPHAELLA 2R01 -Manhã

    ResponderExcluir
  53. no mundo moderno somos sustentados por uma energia poluente e não renovável que se acabar ocorrera um desastre mundial, o petróleo. .
    sendo que o brasil como outros países poderiam opinar por uma fonte de energia menos poluidora e renovável como a energia eólica,solar e hídrica entre outras, no brasil encontramos esses recursos em alguns lugares mais deveria existir muito mais porque e uma energia limpa que não polui o meio ambiente não colabora com o aquecimento global a destruição da camada de ozônio e outros problemas que estamos passando e que coloca em risco o futuro do planeta, mas o problema e que esse tipo de energia e muito mais cara e por isso não e posto em pratica em grande escala.
    se botassem em pratica o brasil não dependeria de combustíveis fosses que podem acabar a qualquer momento e poluiria menos.
    Alessandra leal 3MRO1

    ResponderExcluir
  54. aluno;jose carlos portal,
    turma;1r02

    a revoluçao indrustrial revoluucionou devidas as industrias e tambem assumiu o papel do pais . no mundo moderno nos somos todos sustentaveis.o pais cresceu devido as industrias que o pais começou a cresce .Nos todos usamos produtos industrializados que nos usamos no dia dia.

    ResponderExcluir
  55. hoje como todo mundo ja sabe, todos temos que nos unir para fazer de nosso planeta um lugar realmente melhor para viver.
    no entanto, do jeito que a "coisa" esta andando vai chegar um tempo em que nao haverar mais pelo menos esse lugar para viver.
    por que sera? ja temos uma noçao de qual e o futuro do planeta, fala-se muito em energias renovaveis, mas, o que realmente estar faltando e atitude de todos nos, principalmente daqueles que sao chamados de orgaos copetentes.
    as energias renovaveis sao de fato uma maneira de ajudar o planeta, mas eu acho que e preciso mais do que isso para tornar os problemas ambientais menos caoticos.
    PÂMELA MENDONÇA 3MR01

    ResponderExcluir
  56. NÃO CONCORDO COM O COLEGA EDMILSON 2MR01,POIS PARA QUE O MUNDO MELHORE NÃO BASTA APENAS OS CIENTISTAS FAZEREM A PARTE DELES PESQUIZANDO UMA FORMA DE ACABAR COM OS PROBLEMAS ANBIENTAIS PORQUE ISSO PODE LEVAR ANOS,E SIM NÓS FAZERMOS A NOSSA PARTE, QUE É NOSSO DIREITO E DEVER CUIDAR DO MUNDO EM QUE VIVEMOS.FAZENDO O POUCO HOJE NO FUTURO FARÁ UMA GRANDE DIFERENÇA , POIS É PENSANDO NAS GERAÇÕES FUTURAS QUE PODEREM0S MUDAR O MUNDO.
    DENIZE MATOS MENDONÇA 3MR01

    ResponderExcluir
  57. Bom,na minha opinião os comentários postados,tem um valor significante muito grande diante do que nois estamos vivendo nos dias de hoje.Muitas empresas preferem gastar menos e poluir mais, ja outras estão a favor de um mundo melhor, e fazem de tudo e mais um pouco para que as futuras gerações desfrutem do que um dia a nossa geração desfrutou. Então preferem gastar mais e poluir menos, com suas variadas fontes de energia renováveis fazem com que o mundo seja um lugar melhor.

    Aluno:Luciano Assis
    Turma:2R01
    Turno:1ª

    ResponderExcluir
  58. O planeta terra está sofrendo por causa de vários problemas naturais, e que o homem é responsável. No caso o aquecimento global é um dos problemas que vem a prejudicar o planeta, e o efeito estufa está interligado a este também. O efeito estufa causa um reboliço de situações que deixam a Terra como uma estufa, por isso o nome. Com isso o planeta fica muito aquecido e derrete as calotas polares, e por esse motivo acontecem inundações em áreas que estão abaixo do nível do mar. Esses Problemas são ocasionados pela falta de conscientização das pessoas, que não querem pagar "mais" para obter uma energia que não prejudique o meio ambiente e que seja sustentável e mais barata no futuro. E quando o petróleo acabar? Como vai ser a situação das pessoas? E os nossos filhos e netos?
    Devemos todos pensar nisso e não poluir mais, porque é essa poluição que causa todos esses problemas.
    jsssssssss a todos que leram atentamente"
    Aluna: Anna Caroline G. Blanco. 3°MR01

    ResponderExcluir
  59. As fontes alternativas é a única forma,de empedir que o planeta em que vivemos, permanessa no estado que está,beneficiando as suas gerações futuras,porém,para que ela se estenda em uma grande escala,é necessário o investimento em tecnologias e a capacitação das pessoas que forem exerce.por isso precisamos de uma boa educação e um bom investimento em nossa qualidade de vida.2MR01(DANILOBRASIL)

    ResponderExcluir
  60. Hoje com as tecnologias bem evoluidas,tem como superar esse problema,mais oque empedi muita das vezes,é a inconscientização dos governos,que querem só ganhar,e envestir pouco numa solução que beneficiará a sí mesmo e ao próximo,até mesmo a natureza que precisa muito de nós nesse momento.2MR01 (DANILO BRASIL)

    ResponderExcluir
  61. com o avanço de novas fontes de energia surgindo ao longo do tempo,achamos que podem trazer um bem estar crescente pra sociedade,mas na verdade se usarmos aquelas velhas fontes maneiras de usar manualmente utilizando os recursos naturais seria facilmente reduzido os estragos consumidos dentro de nossas casas.2TR02(VANESSA REIS DA SILVA)

    ResponderExcluir
  62. O ÁLCOOL no meu ponto de vista é importante porque pode ser utilizado para funcionar motores de veículos e também,para produzir energia elétrica.Também tem a vantagem de ser uma fonte renovável e menos poluidora ,Jolbert Brown turma2R02tarde dia 08 de junho de 2011

    ResponderExcluir
  63. o mundo vem vivendo atualmente grades problemas ambientais,como o deretimento das calotas polares com isso o nivel dos oceanos aumenta,e cidades que ficam situadas no litoral corre o risco de sumir do mapa.mais o nosso "planetinha" não vem sofrendo só com esse problema,uma serie de outros problemas veem contribuindo para que o nosso planeta entre num grande colapso.grandes potências mundiais durante anos veem liberando uma quantidade surpriendente de CO2 na atimosfera terrestre.se esses paises não entrarem em consenso com outras potências mundiais nossas geraçoes futuras vão sofrer comtudo que nos temos causado.
    BY:JORGE ALLAN 3TR01

    ResponderExcluir
  64. Na década de 70, o mundo passou a se preocupar com os problemas ambientais, e uma forma de tentar combate-lo.
    E algumas dessas formas é a utilização de meios renováveis para não degradar o meio ambiente.
    Como exemplo a utilização de energia solar e eólica que não polui,é renovável e em abundancia.

    se os países utiliza-se esses meios renováveis não haveria um número elevado de desmatamento ambiental e a emissão de co2

    Aluna Mayana,turma 2r02 tarde

    ResponderExcluir
  65. a melhor fonte de enegia

























    a melhor fonte de energia e a renováveis
    porque não polui o meio ambientes ,no brasil são poucos as usinas que produz essa energia.
    as fontes não-renováveis elas tem que criar outras fontes de alternativas para o desenvolvimento da sociedade
    ADRIELE
    2R02 TARDE

    ResponderExcluir
  66. As fontes alternativas,se tornaram recursos naturais que trazem benefícios para o mundo,ou seja,elimina as grandes fontes poluentes,sendo uma delas o petróleo,que esse mesmo,causa grandes emissões poluentes na atmosfera.Para conter tanta poluição na atmosfera,foi criado o biocombustível,que é uma fonte retirada da natureza e não causa danos ao meio ambiente.O meio ambiente vem sofrendo modificações,pois nós não estamos sabendo preserva-lo,temos que se conscientizar e juntos fazermos a nossa parte...vamos preservar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    *DEURIANE GONÇALVES-2R02TARDE*

    ResponderExcluir
  67. A construção da usina hidrelétrica de Belo Montes no Rio Xingu,com certeza será um grade passo para Brasil em questão de energia renovável.Porém com essa construção vários Municípios,vilarejos e áreas nativas de índios serão inundados.Com essas áreas inundadas.Você acha que o Brasil deve continuar com essa construção,já que o resto do mundo não faz nada para diminuir a poluição? 2TR02(REGIAN FERREIRA)

    ResponderExcluir
  68. como quase todas as vezes ,o dinheiro mais uma vez esta falando mais alto. Os governantes preocupam-se em poupar dinheiro investindo em energia não renováveis sem se preocupar com as consequências.Rafael 2R02

    ResponderExcluir
  69. Na década de 80,a a onu formou a comissão mundial sobre o desenvolvimento sustentavel que envolve duas preocupações inportante,A preservação do meio ambiente para gerações futuras e atuais e a diminuição da pobreza no mundo.Pois a OMC tem como organizar o comercio mundial de mercadorias e de serviços tem um grande poder no comercio mundial que prevalece na aplicação dessas normas e ao interesse das grandes potencias mundiais.Elilane turma 2r02 tarde

    ResponderExcluir
  70. NO meu ponto de vista a melhor fonte de energia renovável é a EÓLICA que é através do vento.Oque mas me impressiona é como o ser humano pode gerar energia com as forças do vento,que pode soprar a mais de 10 metros por segundo ultimamente os cata ventos vem sendo criados em fibra de vidro,porque as de antigamente eram de aço e deterioravam rapidamente.YUGO SALGADO TURMA 2R02 TARDE

    ResponderExcluir
  71. bom, a geração de energia renovável e muito importante.A energia elétrica tanto do sol como fonte e o poder de ser obtida de forma que não precise se construir usina.(2TR02 Elizane)

    ResponderExcluir
  72. Em minha concepção sou inteiramente,a favor das fontes de energia renovável.Pois hoje os tipos de energia usado,vem cada dia agredindo o meio ambiente em que vivemos como por exemplo,o combustível que pode ser substituído pelo álcool que é algo renovável e menos poluidor é necessário que os meios de energia que utilizamos seja trocados para que amanhã as consequências não sejam piores. 2TR02 (Juciane ribeiro)

    ResponderExcluir
  73. A energia renovavel é um passo inportamte para o futuro do planeta.teria menas poluiçao e a camada de ozonio agradeceria.
    Aluna tamiris leal 2r02 tarde

    ResponderExcluir
  74. No meu ponto de vista sobre energia renovável e não renovável,apoio com muita clareza,que a energia renovável é uma fonte que contribui para diminuir os problemas ambientais como por exemplo o aproveitamento da energia solar que oferece sem duvida imensas vantagens e que portanto não poluem.(2TR02 Camila Assunção)

    ResponderExcluir
  75. HOJE A PARTICIPAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA-NÃO RENOVÁVEIS É ENORME,COLOCANDO O MUNDO EM EM GRANDE DESAFIO.E PEDE URGENTEMENTE,POR QUE O USO DESSAS ENERGIA PREJUDICA NÃO SÓ O PLANETA MAS AS PESSOAS QUE NELE HABITAM,ASSIM PODEM OCORRER UM GRANDE COLAPSO,ISTO É,AOS POUCOS O VAI ENTRANDO RAPIDAMENTE NO PROCESSO QUE CHAMEMOS DE AQUECIMENTO GLOBAL.
    POR TANTO NÃO SÓ O GOVERNO, MAIS A POPULAÇÃO EM GERAL.DEVEMOS NOS CONSCIENTIZA,E PASSARMOS A TER, CONSUMIR AS ENERGIAS RENOVÁVEIS QUE BENEFICIA A TODOS E ATÉ MESMO O PLANETA.
    (NÃO VAMOS OLHAR PARA O LUCRO, SE NÃO TEREMOS O FUTURO.MAS PARA VIDA,QUE TEREMOS O AMANHÃ.


    AMANDA LEAL 2ªR02 TARDE

    ResponderExcluir
  76. Ao longo do tempo as fontes de energia moderna estão se substituindo as fontes de energia tradicionais exemplo lenha carvão vegetal e o petróleo mais ainda é grande o uso desses recursos,mas a o longo do tempo o mundo é obrigado a investir energia renovável como a hidrelétrica eólicas e energia solar , e outros o brasil por exemplo é um onde mais investe em energia renovável .o seu território é um potencial para a construção dessa fontes de energia mas também estar preocupada com o meio ambiente e estar sofrendo com a destruição da sua fontes naturais.2R02 (EDILENE GONÇALVES)

    ResponderExcluir
  77. HOJE VIVEMOS EM UM MUNDO QUE ESTA A BEIRA DE UM COLAPSO. AONDE NOS SOMOS OS GRANDES CULPADOS DAS TRAGEDIAS E EFEITOS CATASTRÓFICOS.
    COM AS NOVAS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL ESSA TRISTE VISÃO IRA DESAPARECER.
    TEMOS FONTES DE ENERGIA MAS NÃO DAMOS VALOR. RIOS COM A ENERGIA HIDRELÉTRICA, VENTO ENERGIA IMBELICA E O SOL COM ENERGIA SOLAR.
    HOJE COM AS TECNOLOGIAS CIENTISTAS BUSCAM UMA SAÍDA PARA ESSE GRAVE PROBLEMA, MAS PELO VISTO ELES ESTÃO LONGE DE RESOLVE-LO .
    TEMOS QUE MELHORAR A NOSSA QUALIDADE DE VIDA COM PEQUENAS ATITUDES NOS IREMOS MUDAR ESSE MUNDO QUE ESTA A BEIRA DE UM PRECIPÍCIO.

    ResponderExcluir
  78. Se formos avaliar pelo lado da proteção do planeta, com toda certeza investiríamos no aproveitamento da energia solar pois sabemos que é infinita e não poluente (ou qualquer uma outra com as mesmas características).
    Porem se formos avaliar pelo lado capitalista escolheríamos uma energia mais barata (mais em conta) como a que obtemos pelo petróleo.
    sabemos que precisamos de muito tempo para nos adaptarmos com o alto custo, porem precisamos pensar no futuro. pois precisamos de energia, mais precisamos mais ainda do planeta terra.

    Alan Carlos R. Pinheiro;3R01 Tarde

    ResponderExcluir
  79. É uma boa energia,pois traz bons benefícios para a sociedade , esta energia polui pouco o meio ambiente,porque é utilizada do sol, ocorre por dois meios;o direto e o indireto.Essa é uma das fontes de energia renováveis.Ela ainda está em desenvolvimento tecnológico.
    LAÍS SILVA TURMA:3R01T

    ResponderExcluir
  80. Uma das principais causas da poluição ambiental é a utilização de fontes de energia não renováveis,pode ocasionar a autodestruição da humanidade,portanto tem em abundância em nosso planeta.

    IRANILDE TURMA:3R01T

    ResponderExcluir
  81. Será que teremos um futuro, destruindo o presente? O homem não pode ver uma arvore em pé que quer derrubar e explorar, o pior é que nós somente exploramos, e apenas uma parte se preocupa em repor. As energias renováveis estão ai, mas damos mais atenção a elas ou ao petróleo e outras energias esgotáveis de custo, mas acessível? Por que não começar a aderir às energias renováveis fazer essa nossa realidade, principalmente a energia eólica e solar que em nossa região se encaixariam perfeitamente, ta certo que são investimentos caros, mas por outro lado podemos nós mesmos construir um sistemas eólico ou solar com a sucata que chamamos de lixo, a energia solar seria uma alternativa boa para a escola e para a comunidade mini placas solares seriam capazes de gerar energia para algumas lâmpadas como as da biblioteca, dos corredores até salas de aula e casas, talvez não fosse muita coisa, mas já seria um começo já estaríamos fazendo nossa parte, acredito que as energias renováveis não sejam tão usadas pelo seu auto custo de manunteção, porem pagaremos nós, ou nossas futuras gerações um preço bem mais alto pela grande exploração de recursos energéticos esgotáveis, se não pensarmos mais nisso hoje o amanhã pode ser tarde. 3MR01(Elivaldo Junior)

    ResponderExcluir
  82. Só quando o nosso planeta já está num estado crítico é que pensam nessas energias renovaveis,uma coisa que já deveria existir desde sempre.Já não se sabe se vai adiantar muito se começarem a desenvolver essas energias,já que o efeito estufa já vem dando sinais desde muitos anos e assim acabando aos poucos com nosso planeta.Pode até amenizar..mas não acabar e uma hora para outra.E essas energias renováveis são muito importantes...colabora com a natureza e não maltratando-a.LUCIÉLLEN ROBERTA (2R01)

    ResponderExcluir
  83. eu acho também que com todas essas tecnologias que temos agora podemos superar muitos desses problemas, sabendo que não é só o governo e sim todos nós que devemos fazer algo pra mudar nossa realidade que não estar muito boa! 2MR02
    (Louyse Mélanie f. Alves)

    ResponderExcluir
  84. As mudanças climaticas globais um dos maiores problemas de ação global é o efeito estufa conhecido como um fenômeno ao meio-ambiente e que mexe com o equilibrio ambiental e é um dos grandes vilões das mudanças climaticas.Como disse o Danilo Brasil,hoje com as novas tecnologias tinha como superar todos esses problemas, e ajudar a natureza porque nós dependemos dela para nossa existência.2MR01 (Leticia Santos)

    ResponderExcluir
  85. Em relação as fontes de energia renováveis, podemos afirmar que foi um meio em que o ser humano encontrou para tentar evitar que o mundo entre em colapso,pois é o que pode acontecer se o planeta não passar a investir totalmente nas fontes de energia renováveis. 2MR01-TURNO-1 (JULIANY NASCIMENTO NOVAES)

    ResponderExcluir
  86. hoje é muito dificil encontrar empresas que preferem poluir menos e gastar mais. é totalmente o inverso elas preferem gastar menos e poluir mais! Sendo que prejudica muito nosso planeta que esta fragilizado com toda essa retirada dos nossos bens naturais!2MR02 (Jhonata Christian)

    ResponderExcluir
  87. As fontes de energia renováveis é a forma que podemos ajudar a ter uma diminuição do efeito estufa no nosso planeta, se não nos concientizarmos e não comessarmos a usar os recursos que temos hoje no futuro não tão distante iremos enfrentar as consequências...2MR01 (EDSON DE SOUZA)

    ResponderExcluir
  88. As fontes de energia alternativas,por mais que não tenha a intenção de agredir o meio ambiente,mas de alguma forma,elas prejudicam.O exemplo:é a energia solar,além de ser caro,utiliza-se baterias que contém materiais que são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente,quando não são reaproveitadas,são jogadas na natureza causando sérios danos.2MR01(LINDALVA SOARES)

    ResponderExcluir
  89. as fontes de energia renováveis são uma ótima pedida pois não poluem o meio ambiente desacelerando a destruição dele,a que me chama mais atenção foi a energia solar que apesar de exigir um bom investimento produz praticamente o dobro de energia que as dos fosseis queimados só que os governos apelam mais para fosseis porque são mais barato tendo pena de investir nas fontes renováveis.Edivaldo 2R02 manhã

    ResponderExcluir
  90. A energia renovavel é uma boa energia pois nao danifica nada do nosso meio ambiente e traz bons beneficios para a nossa sociedade por isso devemos usar a energia renovavel para o bem de todos.Umas das principais causas da poluição o nosso planeta é a ultilização da energia não renovavel, trazendo mals beneficios para a sociedade!
    2MR01 ( Adriano Alves)

    ResponderExcluir
  91. O mundo hoje vive em uma constante busca por fontes de energia renováveis.O Brasil,por exemplo,leva uma grande vantagem sobre a maioria dos outros paises,pois as condições naturais permite que o pais tenha várias opções energéticas.
    O Brasil investe em fontes renováveis,a geração de energia através do sol.No nordeste implantam usinas de energia eólica,que são formas de reduzir a emissão de gases poluentes que causam vários problemas ambientais causados por energias não-renováveis e derivados do petróleo.(ALEX SILVA-2ºR02-manhã.)

    ResponderExcluir
  92. jefferson 2R01 Manhã sobre energias renovaveis. O mundo presiza para de depender da energias foçies invertir energia renovaveis e invertir em energia limpa.
    ponto positivo da energia renovaveis.
    não polui, a não poluição fais com que o mundo viva mais.
    Mais a energia renovaveis não tem so pomtos positivos existe tanbem os pontos negativos como nas idreletricas a constroção das baragens idreletricas alaga grade ereas isso não e um ponto positivo mais e pouco diante das vantagens que tras a energias renovaveis

    ResponderExcluir
  93. A importância que o país amplie a participação das fontes de energia alternativa na sua matriz, energia que esta apoiada na hidreletricidade e nos combústiveis fósseis, que pode causar o efeito estufa, que é exemplo de energia não renovaveis!
    2MR02 (Daniel de Souza)

    ResponderExcluir
  94. fala galera!
    eu afirmo q o grand drama do petroleo e d outras fontes não renováveis é q c continuarmos assim . Não terá almenos 1 amostra p/ as gerações futuras dizerem q eramos pessoas primitivas... e isso se tivermos 1 futura geração. e para não deixarmos isso acontece temos q adotar as fontes d energias renováveis.
    Como:energia solar q à em grande quantidade.
    Energia eólica, energia retrada dos ventos.
    E podemos retirar energia do balanço do mar!!!
    E ASSIM PODEMOS AJUDAR A PRESERVA O PLANETA. W.E. É NOS!!!
    Rômulo Bahia da silva 2°R02.

    ResponderExcluir
  95. os especialistas dizem, que só temos 40 anos de consumo do petróleo bruto,isso polui muito o meio ambiente.com isso eles procuram as energias renovaveis são elas (sol,o álcool,o vento,o calor da terra,o carvão vegetal e o biogás)...2MRO1(ANDERSON LUIZ)

    ResponderExcluir
  96. Hoje vem acontecendo muitos desastres ambientais, fazendo muitas vitimas,tudo isso acontece devido ao comportamento do próprio homem,em relação a natureza,que fazem tudo para o seu conforto,inclusive destruir a natureza que é o que lhe mantém.2MR01 JOSIELMA MODESTO.

    ResponderExcluir
  97. O mundo depende literalmente de fontes de energia, e como fonte mais utilizada atualmente temos o petróleo. Entretanto um imenso problema vem acontecendo pelo fato de toda e qualquer fonte de energia algum dia sempre se esgotar, ou seja, nossas fontes estão se findando. Mas como todo problema sempre tem uma solução...temos uma também: a utilização de fontes renováveis. Essas são as que menos prejudicam o ambiente e melhor, não se esgotam. Dessa maneira seria interessante se adotássemos essas novas fontes como minas para explorar. E considerando que um problema não se resolve assim tão rápido,devemos estar cientes das dificuldades dessa nova utilização, pois fontes renováveis são mais caras e mais lentas. Mas é melhor utilizar fontes lentas e caras do que usar fonte rápidas e baratas, e ver o mundo se findar mais rápido por questão de mesquinharia.- Dhuly Vaz- 2ºMR02-

    ResponderExcluir
  98. Eu acho que esta acontecendo com o mundo atualmente, é por causa das açoẽs do homen.
    que não sabe da valor nas riquezas que ele desfruta ao invés disso prefere destruir. Jogando lixo nas ruas, queimadas e devastaçoẽs ambientais.
    eu acho a ideia de fontes renovaveis muito boa, mas não adianta apenas utilizar delas se o homem não se concientizar e fazer a sua parte.
    Entao o que adianta o homem investir em tecnologia, em tentar resolver os problemas através do dinheiro e da tecnologia.
    E se o maior problema esta no própio homem.E se nós nao selecionamos esse problema o mundo vai continuar ou piorar.
    (PAULO JOSÉ) 2MR01

    ResponderExcluir
  99. Eu concordo com você Lindalva.É verdade essas pessoas mal sabem que estão prejudicando a suas proprias existências e a das suas gerações.Devemos olhar para o lado bom,que é não destrúir o meio ambiente,pois é melhor usar as fontes de energia renováveis e não poluíndo o ambiente.Agora o derivado de Petróleo sim polui. Série 2MR01 Anderson Franco

    ResponderExcluir
  100. A situação em que o nosso planeta se encontra hoje não é nada boa, pois esta muito poluido
    e acontece muitos desastres ambientais causadas muitas vezes por essas energias que são usadas hoje em dia, os veículos e usinas hidrelétricas por exemplo são um dos principais motivos.por isso cada vez mais as empresa automotivas investem em carros que não vai fazer tão mau ao meio-ambiente, e as usinas hidrelétricas investem cada vez mais em tecnologias, como as energias renováveis não vai salvar o nosso planeta mais pode amenizar os nossos problemas.lembrando que muitas empresas tem medo de fazer um investimento muito auto com medo de um possível prejuízo.

    Sérgio augusto dos s.c. júnior 2R01 MANHÃ

    ResponderExcluir
  101. No mundo atual podemos conseguir vários tipos de fontes de energia mais na maioria dos casos optamos pelas energias mais barata , no caso as energias não renováveis .Com isso vivemos numa constante guerra contra a natureza ,coisa que poderiam ser mudadas pelos investimentos em novas energias como o etanol ,que seria uma das opções a serem tomadas , assim tornando nossas fontes renováveis e limpas sem causar prejuízos para o meio ambiente

    Daniel Vieira 3R01 MANHÃ

    ResponderExcluir
  102. AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL É UMA ÓTIMA SOLUÇÃO PARA QUE NÃO POSSA HAVER CONTRIBUIÇÃO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL.
    UMA CIDADE A ONDE TEM ENERGIA RENOVÁVEL É UMA CIDADE CONSIDERADA SUSTENTÁVEL QUE NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE,POIS SERIA ÓTIMO SE TODAS TIVESSE ESSA CONSCIÊNCIA DE UMA CIDADE NÃO POLUENTE.

    ResponderExcluir
  103. Com a revolução industrial, o mundo descobriu que era possível isolar e manipular energia, através de máquinas. Um detalhe importante, como disse um cientista que não me recordo o nome, a energia não pode ser criada nem destruída. O mesmo não conta para os combustíveis fósseis, uma vez gastos, se tornam inúteis para a produção de energia, e continuam no meio, causando problemas.
    A alternativa mais "ambiental" seria a energia nuclear, "enquanto não explodir, ela é verde!".Esse é o dilema, uma fonte que não interfere diretamente no meio, ocupa pouco espaço, mas os resíduos radioativos, se liberados, podem levar a desastres de proporções gigantescas, Chernobyll e Fukushima, já nos lembram.Se quiser um exemplo brasileiro, teve o caso da cápsula de césio...
    Por fim, o correto é a pesquisa de uma forma mais eficaz de contenção do lixo tóxico.

    Ronaldo Filho, 3MR01(Manhã, 3º ano)

    ResponderExcluir
  104. Na minha opiniao o capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do seculo XVI.
    o sistema capitalismo evoluiu gradativamente e foi se dificuldades, apresentando ao longo de sua historia um grande dinamismo.O capitalismo comercial ocorreu no periodo das grandes navegaçoes e descobrimentos, das conquistas territoriais e da escravizaçao.
    O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu grande acumulo de capitais mas maos da burguesia europeia.O capitalismo industrial, resultado da revoluçao industrial,causou grandes transformaçoes economicas, sociais , politicas e colturais.
    DINAIR TURMA:EJAR01 TURNO: tarde

    ResponderExcluir
  105. A ENERGIA SUSTENTÁVEL É UMA BOA PEDIDA AS FUTURAS GERAÇÕES PARA QUE O AQUECIMENTO GLOBAL POSSA EVOLUIR JUNTO COM O PAÍS.
    POIS O NOSSO PLANETA VEM SOFRENDO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUE POR MUITAS VEZES SÃO CAUSADAS POR NOS MESMO COMO CONSUMO DE ENERGIA DEMASIADAMENTE, POLUIÇÃO DE RIOS, CONSUMO EXAGERADO DE ÁGUA QUE PODERIA MUITO BEM SER MUDADO COM AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL.

    ResponderExcluir
  106. O assunto em questão realmente estampa uma realidade, que nós imersos em nossa rotina diária muita das vezes não paramos pra pensar, mas perguntas como de onde viemos,para onde vamos? são constantes, e os cientistas conseguem explica-lás, mas nós mesmo leigos de ciência, começamos a perceber que, o que nós chamamos de futuro da humanidade, começa de certa forma a ser ameaçado, nós assim já estamos começando a sofrer, com as constantes fúrias que a natureza vêm apresentando no decorrer dos anos.
    Com isso todos de certa forma levantam a voz para clamar em louvor ao meio ambiente, mas ao mesmo tempo se preocupam de forma esdruxula só com o lucro, nessa "guerra" que é o capitalismo.
    Com isso o mundo se vê movido por um sistema que acaba com os conceitos de condições favoráveis a vida no planeta, e como meus colegas já citaram algumas alternativas para a preservação da vida que poderia estar sendo feitas, não são colocadas em prática, justamente pela questão do custo de algo que é para o bem do planeta.
    Assim diante da minha concepção,acredito que está na hora de a população mundial pensar mais na vida, e não só no lucro, no dinheiro, pois ó que será do dinheiro sem a vida......?!
    Alexandre Silva 3MR01 Manhã

    ResponderExcluir
  107. ...('_')..Wellyngton Amorim..
    >>.COMO TODO MUNDO JÁ ESTA CARECA DE SABER QUE OS MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO SÃO: O AQUECIMENTO GLOBAL, CHUVA ACIDA E DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO... AH KARA ISSO TODOS JÁ SABEM.. E MUITA GENTE NÃO SE IMPORTAM EM AJUDAR POR FALTA DE DISPOSIÇÃO E COMPETENCIA, TODOS SAO INDIVIDUALISTAS E NÃO SE PREOCUPAM COM O MEIO EM QUE VIVEM. MAS, O QUE FALAR DO PETROLEO??? ESSA FONTE DE ENERGIA NAO RENOVAVEL QUE ASSOLA O MEIO AMBIENTE E FAVORECE OS CAPITALISTAS EM GERAL. MUITOS POLITICOS ARGUMENTAM QUE É A UNICA SOLUÇAO PARA O BRASIL IR PARA FRENTE.. BOM ISSO É VERDADE.. MAS PORQUE NÃO EM INVESTIR EM ENERGIAS RENOVAVEIS?? SERA QUE VAI CAIR AS MAOS DELES SE FIZEREM ESSA BOA AÇAO?? O NEGOCIO DELES É GANHAR DINHEIRO E FODA-SE O MEIO AMBIENTE.. É ISSO QUE ELES PENSAM... AINDA SIM, QUE DESCOBRIRAM MAIS RESERVAS DE PRÉ-SAL.. O MEIO EM QUE VIVEMOS FICARÁ MAIS AINDA EM CAOS DO QUE JÁ TÁ!!!
    OS PODEROSOS REINAM NESTE PLANETA E OS FRACOS À MARGEM DA POLUIÇÃO..
    O DINHEIRO IRÁ ACABAR E O CHIP IMPRESSO NA MÃO DIREITA SERÁ A ÚNICA ALTERNATIVA DE COMPRAR OS ALIMENTOS PARA SOBREVIVER...
    ESSE É O PLANO DELES... SE NÓS NÃO CRIARMOS VERGONHA NA CARA E CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO EM GERAL PODEMOS SALVAR O NOSSO PLANETA!!!
    >>Well_P@ttzy... 3R01 Manhâ... Thanks!!!<<

    ResponderExcluir
  108. os negócios parecem serem atraídos pela região sentro-sul do pais,exatamente pela facilidade de se ganhar dinheiro por que a terra e ótima para o plantio e para a implantação de empresas.mais por outro lado essa região passa por sérios problemas exemplo;possui a maioria da população pobre e miserável do pais,possui a maior taxa de desemprego e violência do pais.
    LOURENÇO DA SILVA
    3MR01

    ResponderExcluir
  109. O nosso planeta hoje em dia vem enfrentando grandes problemas e trazendo cada vez mas consequências, não só para nós, mas como para ele também.No Brasil existem fontes de energia sustentáveis, que ajudariam o planeta e também a nós mesmos, mas talvez por ser uma coisa cara, os governantes dão essa desculpa, para não investirem nessa opção de salvação do planeta.
    Jéssica Caroline das N. Nunes 3RO1 Manhã

    ResponderExcluir
  110. Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia eléctrica, utilizando como fonte os fenômenos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas.Diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, energia eólica, energia geotérmica, biodiesel, a energia obtida através do hidrogênio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.

    Jâmyla Salvador 3ºMR01 ( Manhã)

    ResponderExcluir
  111. EDSON TAVARES 2TR01
    UMA FORMULA BEM SIMPLES PARA ARRECADAR VERBA PARA COMPRAR OS EQUIPAMENTOS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEIS. É A DIMINUIÇÃO DO SALARIO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA POLITICA, PÔS GANHAM BASTANTE, E NÃO AJUDAM O MUNDO.
    COM ESSA DIMINUIÇÃO, O MUNDO NÃO GASTARIA MAS DO QUE JÁ GASTA.

    ResponderExcluir
  112. O MUNDO INOVA EM ALTOMOVEIS, PORQUE NÃO INOVAR EM EQUIPAMENTOS QUE POSSA SALVAR O PLANETA?
    EDSON TAVARES 2TR01

    ResponderExcluir
  113. como sabemos as fontes de energias renováveis são a única forma de evitar o nocaute no mundo. sabemos que cada um de nós somos responsáveis,por partes dos problemas ambientas globais!uns deles são as queimadas,que é responsável pela poluição do ar:Para a fabricação do carvão vegetal é utilizado milhares de árvores. nome:Ednaldo silva turma:2tr01

    ResponderExcluir
  114. De acordo com as aulas de GEO2 se do Jeito que andam as coisas como a utilização intensiva de energias não renováveis como o Petróleo,o mundo pode sofrer um retrocesso em sua história na descoberta do petróleo tendo inumeras consequencias,então eu fiquei pensando os EUA é um dos principais importadores de petróleo,não ratificaram com os demais paises o protocolo de Kyoto,é um dos principais emissores de gases de efeito estufa.Vejamos se do geito que os EUA estão pensando mais em lucro do que em SUSTENTABILIDADE' o que seria do meio ambiente se com a mesma FAMA de potencia eles tivessem a FAMA de vilão ? eu acho que esse país deve sim optar muito mais dos que os outros por fontes de energia renováveis, deixando de um pouco de lado sua fama econômica e abrir mão de tanta poulição,afinal destruição da camada de ozônio,chuva ácida, e aquecimento global é coisa séria
    JULIANA SANTOS 2 R01 -manhã

    ResponderExcluir
  115. A natureza esta sofrendo com toda essa coisa de camada d e ozônio, um descontrole total. Com as fontes de energia renováveis tudo indica um papel cada vez, mas importante no nosso mundo, alem disso as energias renováveis tem potencial de explorar, constitui um ponto forte para a zona rural.

    Layse Silvane 2°MR02 (manhã)

    ResponderExcluir
  116. Os maiores causadores do nosso Planeta somos nós mesmos, por não sabermos cuidar de tudo em que há envolta.
    Mas graças a Deus criaram energias renováveis, e a que mais acho interessante é a da energia solar!!
    Que a aproveitada pela própria radiação solar; Reúne uma grande vantagem: a sua abundância. A técnica moderna utiliza a energia solar para diversos fins: domésticos (em forma de aquecimento doméstico ou da água), fornos solares, depuradores e evaporadores de água do mar.
    São constituídos por células solares que captam a luz do Sol, células fotovoltaicas, que criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz. Estas células absorvem a energia do Sol e fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Na produção de células solares utiliza-se silício cristalino e arsenito de gálio.


    Karla Vidal Fernandes 3R01 Manhã

    ResponderExcluir
  117. com a utilização dessas energias não renovaveis como os cobustiveis fosseis por exemplo fazem muito mau ao nosso planeta e um dia vai acabar.ja
    a energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis.

    Renan figueredo de souza 2MR02 (MANHÃ)

    ResponderExcluir
  118. Bom, primeiramente todos os comentários postados acima, já está dizendo um pouco "muito" desse caos que está se alastrando aos poucos..
    Muitos se perguntam, porque não utilizaram antes essas fontes de energia renovável? por que as pessoas não tomam logo uma atitude?... Isso seria um dos fatos lamentáveis, para os poucos que querem ajudar a reverter essa situação. De que adianta falar, falar e falar, e agir que é bom, nada?
    Então colegas, não adianta mais chorar pelo leite derramado, no mínimo cabe a todos, fazer a parte... O que se torna engraçado, é que todos estão cientes de que todos esses fatores vem destruíndo o meio ambiente, mas não fazem nada, apenas destroem mais!
    À respeito desses recursos renováveis, pode-se dizer que é muito caro, tudo bem.. por esse preço ninguém quer pagar, e na atualidade estamos pagando um "preço baixo" (podemos assim dizer) pelo consumo do peróleo...
    Certo,

    Ora pagamos caro pela energia "limpa", mas as consequencias serão baratas,

    Ora pagamos barato por uma energia "suja", e as consequências serão caras,

    Levando até à destruíção total. Não existindo mais se quer uma única vida. Essa foi a escolha do ser humano, pena que eu não posso responder por todos, assim acabo me lascando nessa droga, por causa da maioria!!! rs, era brincadeirinha, tá?? xD~


    Poisé, na minha opinião, esses dois fatores ressaltados, um pouco acima da minha "apelação", Acaba por fim custando o mesmo valor, só que pagar caro para uma vida melhor e investir nela, é melhor. ^^
    Então vamos investir no que é nosso, cuidar das plantinhas (rs), e melhorar a saúde do planeta, que por fim, não fez nada pra gente.

    De Yurika k. Fagundes 3MR01 (manhã)

    ResponderExcluir
  119. Os problemas ambientais de ação global vêm ganhando proporções assustadoras. Estudamos três deles: O efeito estufa (aquecimento global), a destruição da camada de ozônio e a chuva ácida.
    O mundo vem sofrendo grandes problemas ambientas causados principalmente pela utilização de recursos não renovaves ,que vem provocando mudanças climaticas em todos os paises do mundo e em alguns lugares as pessoas ja estão sofrendo com essas mudanças.
    Michelle Roberta 2ºR02 Manhã

    ResponderExcluir
  120. as tres revoluçoes contribuiram para que as tecnologias fossem se multiplicam cada vez mas
    eo mercado foi se expandindo com uma mega ultra velocidade de capital economico e assim foi cade vez mas se ampliando no mundo todo
    por isso foi se criando novas fontes de energia nucleares na europa como pudera todo o comercio economico foi ficando cada ves mas caro por que pequenos comerciantes foram ficando maior e cada ves mas pessoas trocavam de classe economica
    tambem com essas tecnologias foram se criando varios tipos de energias renovaveis
    com um desenvolvimento muito mais avansado
    ALUNO=josé luiz da silva
    SERIE=1RO2 TURNO =tarde
    DISCIPLINA=geografia

    ResponderExcluir
  121. o mundo está cada vez mais em constante destruição,pois ,principalmente países que deveriam dar o passo inicial na corrida contra a destruição do nosso planeta ,parece que fecham os olhos para tamanha atrocidade para com o nosso globo!!muita das vezes isso se da pelo fato de essas energias renováveis não serem acessíveis e nem tão pouco baratas!!!como exemplo de país não aderente ao recurso cito os EUA,onde dizem que se pararem de utilizar as fontes de emergia não renováveis, sua economia vai desacelerar...acho que esse fator é uma grande problemática para a aderência ao uso dessa energia renovável.
    suane soares 3º MR01

    ResponderExcluir
  122. A favor das energias renováveis,acredito que todos somos.Pois esse recurso nos salvará em um futuro bem próximo das nossas próprias atitudes.
    uma grande barreira que nos separa do uso dessas energias renováveis é o custo .Acredito eu que se o governo ajudar grande parte de nosso país já estaria a usar esses grande recursos.
    Rodrigo Alcântara 3º MR01

    ResponderExcluir
  123. como sabemos o mundo vem vivendo uma crise ambiental,provocada principalmente pela utilização de recursos poluentes e não renovaves como pétroleo .A utilização desses recursos vem provocando grandes problemas ambientais; por isso varios paises vem densevolvendo a pesquisa de novas formas de energia.ELIMARA,3R01,MANHÂ

    ResponderExcluir
  124. as tres revoluçoes contribuiram pra que as pessoas fossem de classe baixa no minimo
    trocassem para classe media alta e tambem foi devido a essas revolucoes que os pequenos comerciantes pudessem investi cada vez mas no seu negocio e nesses periodo teve uma grande onda no setor economico assim que com um velocidade imprecionante foi se expandindo pelo mundo todo e as ulsinas de energia nuclear foram cada vez mas se ampliando com novas tecnologias
    aluna=JACKELINE RABELO
    serie=1R02
    turno=TARDE

    ResponderExcluir
  125. essas tres revolucoes tveram grande influencia
    sobre as classes que envolve o capital economico oun seja essas mesma en questoa foram responsavel por todo setor economico
    aluna=andrieli conseicao
    serie=1r02
    turno=tarde

    ResponderExcluir
  126. bom em primeiro lugar eu concordo com todos os comentarios citado acima.
    a ideia da energia sustentavel e muito bom segunto se todos nos paracemos de poluir o nosso mundo e abraça essa ideia que beneficiar todos.
    assim começando com o governo que gasta demais dinheiro em vao,por que nao gasta na ideia?
    tambem diminuindo no salario dos deputados senadores ministros entre outros que ganham muito e fazem pouco...
    paulo afonsio terceiro ano da manha

    ResponderExcluir
  127. ivanilce samanda 3MR01 manhã14 de junho de 2011 13:17

    concordo plenamente com a minha colega Jéssica, pois estes governantes só querem visar o lucro, e não dão a minima para o meio ambiente, pois recebemos com tanto carinho na nossas mãos e devemos cuidar e proteger enquanto ha tempo para que os nossos filhos no futuro não sofra com o que nos estamos sofrendo e que cuidamos com muito amor e que podemos preservarmos paras as próximas gerações. ;

    ResponderExcluir
  128. sabemos que as grandes causas dos problemas ambientais é causado pelo efeito estufa,chuva ácida e a camada de ozônio.mas é dever nosso de tomar a iniciativa para a diminuição desses problemas,o grande causador desses problemas é o próprio homem.devemos agir para a melhoria do nosso planeta.ALUNA=MAYARA KACTLEN ,TURMA=3R01

    ResponderExcluir
  129. o planeta esta passando por transformações intensas demais, sendo que essas transformações irão somente trazer graves conseqüências a vida humana ,sendo que o mesmo e o principal responsável por esse desequilíbrio ambiental. As energias alternativas que são hoje utilizadas são: a energia eólica, a energia solar, a energia fotovoltaica, a energia hidroeléctrica, a energia maremotriz, a energia da biomassa.
    Claro que todas estas energias não têm o impacto na atmosfera que têm o carvão e o petróleo. Na prática, faz-se a associação entre energias alternativas e energias amigas do ambiente, como hoje se costuma dizer.Penso que a generalidade da população prefere a utilização de energias amigas do ambiente, em detrimento das energias convencionais, as quais têm vindo a criar sérios problemas no planeta, nomeadamente: aumento da poluição, forte modificação do clima terrestre, aumento da temperatura global, com as conseqüências que se adivinham.
    ALUNO :
    ERIC CHRISTIAN DA S. RODRIGUES.
    3ºMR01 - MANHÃ.

    ResponderExcluir
  130. concordo com o edson tavarés do 2ºR01T
    póis o pais consegue aderírí a novos metodos que muitas das vezes não são necessaríos,e porque não aderir pará o présente e muito mais párá o futuró!
    Dehmy Tahnee 3MR01

    ResponderExcluir
  131. No mundo todo, o aumento populacional vem exigindo cada vez mais a extração de recursos não-renováveis. Pois do subsolo o homem extrai diversos recursos naturais usados para diversas fontes de energia do qual necessita para sobreviver.Através da retirada desses minerais, suas reservas vão diminuindo e chegará o dia em que acabarão definitivamente, pois já que, a formação deste é muito lenta, levará milhões de anos para se recompor.
    Mas ultimamente o homem vem buscando alternativas para substituir os materiais que não podem ser repostos ao ambiente. Ao lado dessa atitude tem procurado substituir a fonte de energia por outras, que sejam renováveis como por exemplo: a gasolina que pode ser substituída pelo álcool, e com também o uso de energia solar.

    ALUNA: Gracieni Garcia
    SÉRIE: 2° TURMA:RO2 TURNO: Manha.

    ResponderExcluir
  132. Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de renovação ou seja, não se esgotam.

    Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica,energia hidráulica
    Ao contrário dos combustíveis não-renováveis como os de origem fóssil, por exemplo,as fontes de energias renováveis,no geral,causam um pequeno impacto poluição, desmatamento ao meio ambiente.Portanto,são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional,principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
    João Victor 2R01 Manhã *_*

    ResponderExcluir
  133. No mundo todo, o aumento populacional vem exigindo cada vez mais a extração de recursos não renovaveis, Pois do subsolo o homem extrai diversos recursos naturais usados para diversas fontes de energia do qual necessita para sobreviver. Através da retirada desses minerais, suas reservas vão diminuindo e chegará o dia em que acabarão definitivamente, pois ja que, a formação destes é muito lenta, levarão milhões de anos para se recompor.
    Mas ultimamente o homem vem buscando alternativas para substituir os materiais que não podem ser repostos ao ambiente. Ao lado dessa atitude tem procurado substituir a fonte de energia por uotras, que sejam renovaveis como por exemplo a gasolina que pode ser substituida pelo álcool, como tambem o uso de energia solar.

    Aluna: Gracieni Garcia
    Série:2RO2 Manhã

    ResponderExcluir
  134. muitos ainda veem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.

    a Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a europa. O investimento em tecnologia também permitiu aos germânicos se destacarem na utilização de combustíveis de origem vegetal biomassa.
    aluno: danilo de araujo
    série: 3RO1 Manhã

    ResponderExcluir